SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10WHAT IS THE DIABETIC HAND AND WHAT IS IT’S ROLE IN OCCUPATIONAL HEALTH SERVICES? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Saúde Ocupacional online

Print version ISSN 2183-8453

Abstract

BRITO, D  and  CARDOSO, M. PADRÕES DE CONSUMO DE ÁLCOOL ASSOCIADOS A ACIDENTES DE TRABALHO EM PORTUGAL EM 2017. RPSO [online]. 2020, vol.10, pp.15-31.  Epub Mar 17, 2021. ISSN 2183-8453.  https://doi.org/10.31252.28.11.2020.

Introdução

O consumo de bebidas alcoólicas é um dos principais fatores de risco associados a mortalidade e perda de qualidade de vida. No meio laboral, associa-se a maior absentismo, diminuição da performance e maior número de acidentes de trabalho. Estima-se que, em Portugal, 25% dos acidentes de trabalho estejam relacionados com o consumo de álcool, sendo também influenciados por outros fatores individuais, relacionais, comunitários e societais.

Objetivo

Este estudo pretende identificar padrões de consumo e características de indivíduos consumidores de bebidas alcoólicas associadas à ocorrência acidentes de trabalho, em Portugal, em 2016 e 2017.

Métodos

Trata-se de um estudo epidemiológico observacional transversal analítico de dados secundários obtidos no IV Inquérito Nacional ao Consumo de Substâncias Psicoativas na População Geral 2016/2017 (n=12023). A associação de características de indivíduos consumidores de bebidas alcoólicas com a ocorrência de acidentes de trabalho foi estudada através de dois modelos de regressão logística múltipla.

Resultados

Na população portuguesa, a prevalência do consumo de bebidas alcoólicas nos últimos doze meses é de 58,3%, entre os quais 6,2% refere consumo de risco, nocivo ou dependente. Verifica-se que o consumo de risco (OR 1,824) e dependente de bebidas alcoólicas (OR 3,981), assim como o consumo superior a dez bebidas por ocasião (OR 3,963) e o binge drinking, se associa à ocorrência de acidentes de trabalho.

Conclusões

O presente estudo demonstra uma associação entre o consumo de bebidas alcoólicas e ocorrência de acidentes de trabalho, para a população portuguesa em idade ativa. Esta análise nunca havia sido aplicada a toda a população portuguesa e integra os dados mais recentes sobre o tema. A existência de evidência científica de âmbito nacional poderá contribuir para melhor identificação de perfis do consumo de bebidas alcoólicas em meio laboral, caracterização adequada de acidentes de trabalho e intervenções mais efetivas.

Keywords : Acidentes de trabalho; álcool; binge drinking; saúde ocupacional.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )