SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10O QUE SIGNIFICA “MÃO DIABÉTICA” E QUAL O PAPEL DA SAÚDE OCUPACIONAL? índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Saúde Ocupacional online

versão impressa ISSN 2183-8453

Resumo

BRITO, D  e  CARDOSO, M. PADRÕES DE CONSUMO DE ÁLCOOL ASSOCIADOS A ACIDENTES DE TRABALHO EM PORTUGAL EM 2017. RPSO [online]. 2020, vol.10, pp.15-31.  Epub 17-Mar-2021. ISSN 2183-8453.  https://doi.org/10.31252.28.11.2020.

Introdução

O consumo de bebidas alcoólicas é um dos principais fatores de risco associados a mortalidade e perda de qualidade de vida. No meio laboral, associa-se a maior absentismo, diminuição da performance e maior número de acidentes de trabalho. Estima-se que, em Portugal, 25% dos acidentes de trabalho estejam relacionados com o consumo de álcool, sendo também influenciados por outros fatores individuais, relacionais, comunitários e societais.

Objetivo

Este estudo pretende identificar padrões de consumo e características de indivíduos consumidores de bebidas alcoólicas associadas à ocorrência acidentes de trabalho, em Portugal, em 2016 e 2017.

Métodos

Trata-se de um estudo epidemiológico observacional transversal analítico de dados secundários obtidos no IV Inquérito Nacional ao Consumo de Substâncias Psicoativas na População Geral 2016/2017 (n=12023). A associação de características de indivíduos consumidores de bebidas alcoólicas com a ocorrência de acidentes de trabalho foi estudada através de dois modelos de regressão logística múltipla.

Resultados

Na população portuguesa, a prevalência do consumo de bebidas alcoólicas nos últimos doze meses é de 58,3%, entre os quais 6,2% refere consumo de risco, nocivo ou dependente. Verifica-se que o consumo de risco (OR 1,824) e dependente de bebidas alcoólicas (OR 3,981), assim como o consumo superior a dez bebidas por ocasião (OR 3,963) e o binge drinking, se associa à ocorrência de acidentes de trabalho.

Conclusões

O presente estudo demonstra uma associação entre o consumo de bebidas alcoólicas e ocorrência de acidentes de trabalho, para a população portuguesa em idade ativa. Esta análise nunca havia sido aplicada a toda a população portuguesa e integra os dados mais recentes sobre o tema. A existência de evidência científica de âmbito nacional poderá contribuir para melhor identificação de perfis do consumo de bebidas alcoólicas em meio laboral, caracterização adequada de acidentes de trabalho e intervenções mais efetivas.

Palavras-chave : Acidentes de trabalho; álcool; binge drinking; saúde ocupacional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )