SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10ALCOHOL CONSUMPTION PATTERNS ASSOCIATED WITH OCCUPATIONAL INJURIES IN PORTUGAL IN 2017WHEN TO SUSPECT METABOLIC SYNDROME AT PHYSICAL EXAMINATION AND WHAT IS THE RELEVANCE TO OCCUPATIONAL HEALTH? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Saúde Ocupacional online

Print version ISSN 2183-8453

Abstract

COSTA, D  and  GONCALVES, F. O QUE SIGNIFICA “MÃO DIABÉTICA” E QUAL O PAPEL DA SAÚDE OCUPACIONAL?. RPSO [online]. 2020, vol.10, pp.32-50.  Epub Mar 17, 2021. ISSN 2183-8453.  https://doi.org/10.31252/rpso.03.10.2020.

Introdução/ enquadramento/ objetivo

À medida que a força de trabalho envelhece e as taxas de doenças metabólicas aumentam, é provável que surjam cada vez mais manifestações de “mão diabética” nos serviços de Saúde Ocupacional. Enquanto alguns profissionais de saúde sabem rapidamente rastrear o “pé diabético”, a “mão diabética” é muitas vezes subvalorizada, diagnosticada de forma isolada, sem reconhecimento ou associação à elevada prevalência de síndrome metabólica no mundo, especialmente no ocidental. Estas manifestações têm impacto na funcionalidade e, inevitavelmente, afetam a performance laboral, devendo ser alvo de rastreio, acompanhamento e intervenção por parte das equipas de saúde ocupacional, de modo a potencializar a função e minimizar os impactos negativos que acarretam quer a nível individual, quer coletivamente. Assim, o principal objetivo deste trabalho consiste na elaboração de uma revisão sobre o conceito de “mão diabética” e qual a implicação que pode ter na saúde do trabalhador e prática da Saúde Ocupacional.

Metodologia

Trata-se de uma Scoping Review, iniciada através de uma pesquisa realizada nas bases de dados PUBMED (Medline), EBSCO (Cinahl; Medline; Cochrane; Library Information Science & Technology Abstracts; Nursing Allied Health Collection; MedicLatina) e RCAAP, nos meses de julho e agosto de 2020, englobando todos os artigos (em português e inglês), sem limite temporal, que pudessem esclarecer sobre o conceito de mão diabética. As palavras de pesquisa utilizadas foram: “mão diabética”, “queiroartropatia”, “diabetic hand” ou “cheiroarthropathy”.

Resultados

Foram encontradas várias condições que representam o conceito de mão diabética, nomeadamente queiroartropatia (limitação da mobilidade articular ou síndrome das mãos rígidas), contractura de Dupuytren, dedo em gatilho (dedo em mola ou tenossinovite flexora) e síndrome do túnel cárpico.

Conclusões

Estas alterações compartilham etiologias com as complicações clássicas da diabetes e o reconhecimento de que ocorrem concomitantemente alterações microvasculares poderá propiciar o rastreio precoce dos seus marcadores, o que contribuirá, além da redução da incapacidade (atraso na progressão), para a redução da morbilidade futura dos trabalhadores (minimizando os riscos das doenças metabólicas), auxiliando na manutenção de uma força de trabalho mais capaz e produtiva, ao poderem ser implementadas medidas corretivas e tratamentos de forma precoce. A mão diabética poderá ser um conceito a ser mais abordado num futuro próximo, à medida que as complicações de síndrome metabólica (e comorbilidades associadas) aumentam no mundo.

Keywords : Mão Diabética; Saúde Ocupacional; Prevenção de Doença; Promoção da Saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )