SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10QUANDO SUSPEITAR DE SÍNDROME METABÓLICA NO EXAME FÍSICO E QUAL A RELEVÂNCIA PARA A SAÚDE OCUPACIONAL?RUÍDO OCUPACIONAL, AUDIÇÃO E QUALIDADE DE VIDA EM DENTISTAS índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Saúde Ocupacional online

versão impressa ISSN 2183-8453

Resumo

ALVES, H et al. A INFLUÊNCIA DO TRABALHO NOTURNO NO CONTROLO DA DIABETES: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA. RPSO [online]. 2020, vol.10, pp.77-87.  Epub 17-Mar-2021. ISSN 2183-8453.  https://doi.org/10.31252/rpso.05.12.2020.

Introdução

A diabetes mellitus é uma doença crónica com elevada e crescente prevalência, nomeadamente entre a população mais jovem. O aumento da doença entre a população ativa pode originar um maior risco de incapacidade para o trabalho e de uma taxa mais elevada de absentismo.

Métodos

Este estudo consiste numa revisão integrativa da literatura. Após o estabelecimento dos critérios de inclusão e exclusão e análise dos investigadores foram selecionados quatro estudos transversais.

Resultados

Embora não exista evidência suficiente, parece existir uma tendência para níveis de glicemia mais elevados nos trabalhadores diabéticos e não diabéticos que fazem trabalho noturno. Os estudos evidenciaram que os trabalhadores noturnos têm mais fatores de risco cardiovascular, o que pode influenciar o controlo glicémico e vem ao encontro com estudos que associam o trabalho por turnos noturnos a um aumento da prevalência da síndrome metabólica, que consistem na junção da alteração lipídica (diminuição do bom colesterol ou HDL e aumento os triglicerídeos), aumento da tensão arterial, obesidade abdominal e glicemia alterada.

Discussão/Conclusão

Existe necessidade de desenvolver estudos controlados randomizados. Não obstante, o controlo mais agressivo da glicemia nos trabalhadores noturnos pode ser importante para evitar as complicações da doença. Há necessidade de investir em programas de prevenção da diabetes junto dos trabalhadores nos serviços de Saúde Ocupacional e desenvolver/ implementar intervenções direcionadas e eficazes para ajudar os trabalhadores a gerir melhor sua doença, uma vez que a prevalência de diabetes tipo 2 na população em idade laboral continua a aumentar. Pode ser necessário adequar o regime terapêutico e alimentar aos trabalhadores diabéticos que trabalham em regime noturno.

Palavras-chave : Jornada de Trabalho em Turnos; Glicemia; Diabetes Mellitus; Revisão.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )