SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10PANDEMIC TIME: COVID-19 AS AN OCCUPATIONAL DISEASE - THE EXPERIENCE OF A PORTUGUESE INSTITUTE OF ONCOLOGYPREVALENCE OF MUSCULOSKELETAL INJURIES IN INDUSTRIAL WORKERS: AN INTEGRATIVE LITERATURE REVIEW author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Saúde Ocupacional online

Print version ISSN 2183-8453

Abstract

AFONSO, A et al. A IMPORTÂNCIA DA PERSISTÊNCIA DIAGNÓSTICA NUM CASO SUSPEITO DE COVID-19 EM CONTEXTO OCUPACIONAL. RPSO [online]. 2020, vol.10, pp.110-116.  Epub Mar 17, 2021. ISSN 2183-8453.  https://doi.org/10.31252/rpso.21.11.2020.

Introdução

A pandemia por SARS-CoV-2 veio trazer um novo e desafiante problema aos sistemas de saúde. Mais que nunca o rastreio e caracterização de cadeias de transmissão da doença tem-se revelado de extrema complexidade e importância.

Como pilar fundamental deste rastreio está o diagnóstico sensível, específico e atempado dos casos suspeitos, que atualmente se baseia na deteção molecular de SARS-CoV-2 em amostras respiratórias. Esta estratégia pode ser insuficiente para um controlo efetivo da pandemia, uma vez que a performance diagnóstica da pesquisa varia ao longo do tempo pós exposição e está dependente da sensibilidade e especificidade dos testes utilizados.

Caso Clínico

Relata-se um caso de um profissional de saúde com quadro clínico e epidemiológico (cronologica e geograficamente) altamente sugestivos de COVID-19 que, repetidamente, teve o resultado negativo na pesquisa molecular do agente da doença. A manutenção de queixas e imperiosidade de controlo de casos secundários, motivou o estudo mais detalhado com recurso a exames serológicos de imunoglobulinas específicas para SARS-CoV-2, que se revelaram reativos.

Discussão/Conclusão

Destaca-se o papel primordial da suspeita clínica num cenário de pandemia e a necessidade de interpretação cuidada dos exames complementares de diagnóstico à luz da evolução da evidência científica. Releva-se ainda a importância da intervenção do Serviço de Saúde Ocupacional quer no que diz respeito não só ao diagnóstico, mas sobretudo no acompanhamento do caso, no sentido da promoção da saúde do profissional e da proteção dos restantes elementos da equipa e, implicitamente, dos doentes também.

Keywords : Pandemia; COVID-19; Diagnóstico COVID-19; RT-PCR; Imunologia; Saúde Ocupacional; Medicina do Trabalho.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )