SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10EM ÉPOCA DE PANDEMIA: COVID-19 COMO DOENÇA PROFISSIONAL - A EXPERIÊNCIA DE UM INSTITUTO PORTUGUÊS DE ONCOLOGIAPREVALÊNCIA DE LESÕES MÚSCULO-ESQUELÉTICAS EM TRABALHADORES INDUSTRIAIS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Portuguesa de Saúde Ocupacional online

versión impresa ISSN 2183-8453

Resumen

AFONSO, A et al. A IMPORTÂNCIA DA PERSISTÊNCIA DIAGNÓSTICA NUM CASO SUSPEITO DE COVID-19 EM CONTEXTO OCUPACIONAL. RPSO [online]. 2020, vol.10, pp.110-116.  Epub 17-Mar-2021. ISSN 2183-8453.  https://doi.org/10.31252/rpso.21.11.2020.

Introdução

A pandemia por SARS-CoV-2 veio trazer um novo e desafiante problema aos sistemas de saúde. Mais que nunca o rastreio e caracterização de cadeias de transmissão da doença tem-se revelado de extrema complexidade e importância.

Como pilar fundamental deste rastreio está o diagnóstico sensível, específico e atempado dos casos suspeitos, que atualmente se baseia na deteção molecular de SARS-CoV-2 em amostras respiratórias. Esta estratégia pode ser insuficiente para um controlo efetivo da pandemia, uma vez que a performance diagnóstica da pesquisa varia ao longo do tempo pós exposição e está dependente da sensibilidade e especificidade dos testes utilizados.

Caso Clínico

Relata-se um caso de um profissional de saúde com quadro clínico e epidemiológico (cronologica e geograficamente) altamente sugestivos de COVID-19 que, repetidamente, teve o resultado negativo na pesquisa molecular do agente da doença. A manutenção de queixas e imperiosidade de controlo de casos secundários, motivou o estudo mais detalhado com recurso a exames serológicos de imunoglobulinas específicas para SARS-CoV-2, que se revelaram reativos.

Discussão/Conclusão

Destaca-se o papel primordial da suspeita clínica num cenário de pandemia e a necessidade de interpretação cuidada dos exames complementares de diagnóstico à luz da evolução da evidência científica. Releva-se ainda a importância da intervenção do Serviço de Saúde Ocupacional quer no que diz respeito não só ao diagnóstico, mas sobretudo no acompanhamento do caso, no sentido da promoção da saúde do profissional e da proteção dos restantes elementos da equipa e, implicitamente, dos doentes também.

Palabras clave : Pandemia; COVID-19; Diagnóstico COVID-19; RT-PCR; Imunologia; Saúde Ocupacional; Medicina do Trabalho.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )