SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10EDUCATING FOR OCCUPATIONAL HEALTH: PERCEPTION OF QUALITY OF LIFE IN RELATION TO SOCIO-DEMOGRAPHIC VARIABLES, HEALTH AND WORK CONDITIONS IN COMPUTER WORKERSALLERGIC CONTACT DERMATITIS DUE TO COLOPHONY IN A GRAPHIC DESIGN PRINT OPERATOR - CASE REPORT author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Saúde Ocupacional online

Print version ISSN 2183-8453

Abstract

OLIVEIRA, A et al. DERMATITE DE CONTACTO ALÉRGICA AOS (META)ACRILATOS - ESTUDO RETROSPETIVO DE SETE ANOS NUM HOSPITAL PÚBLICO PORTUGUÊS. RPSO [online]. 2020, vol.10, pp.144-150.  Epub Mar 17, 2021. ISSN 2183-8453.  https://doi.org/10.31252/rpso.23.10.2020.

Introdução

Os acrilatos são derivados de sais ou ésteres do ácido acrílico, sendo amplamente utilizados em produtos cosméticos, dentários, equipamentos cirúrgicos, dispositivos médicos, utensílios domésticos, materiais de construção e tintas de impressão. A dermatite de contato alérgica (DCA) causada pelos (meta)acrilatos pode ser ocupacional, principalmente em profissionais de manicura, através do crescente manuseio de unhas acrílicas. O uso de luvas e dedeiras construídas por Polietileno/ Etilvinil-álcool, máscara, óculos de segurança e fardamento adequado são os equipamentos de proteção individual recomendados nesta categoria profissional.

Material e métodos

Efetuamos um estudo retrospetivo dos processos de doentes com DCA aos (meta)acrilatos, diagnosticados no Serviço de Dermatovenereologia do Hospital de Braga (Portugal), entre janeiro de 2012 e março de 2018. Todos os doentes efetuaram testes epicutâneos incluindo a série padrão do Grupo Português de Estudo das Dermatites de Contacto e uma série alargada de (meta)acrilatos.

Resultados

Foram diagnosticados 39 doentes com DCA aos (meta)acrilatos, todos do género feminino, com idades entre os 21 e os 66 anos. Apresentaram história pregressa de eczema atópico (23%) e rinite alérgica (26%). A localização mais frequente de eczema foi as mãos (87%). Verificou-se atingimento do dorso e das palmas em igual percentagem dos casos (38%) e distrofia ungueal em 8% dos doentes. Em 33% dos doentes verificou-se eczema da face, na maior parte das vezes com envolvimento das pálpebras. Confirmou-se uma relação de exposição ocupacional aos (meta)acrilatos em 69% das doentes, sendo que na sua maioria eram profissionais de manicura/ técnicos de unhas artificiais.

O alergénio detetado mais frequentemente foi o 2-hidroxietilmetacrilato (HEMA; positivo em 97% dos casos), seguido do dimetacrilato de etilenoglicol (EGDMA; positivo em 69% dos casos).

Conclusão

Na população estudada, é de sublinhar a relação de DCA aos (meta)acrilatos com o manuseio de unhas acrílicas. Assim, no que concerne à segurança e saúde dos trabalhadores, certamente esta área merece melhores medidas no âmbito da prevenção, bem como um aumento da regulamentação específica que envolva a segurança dos consumidores. De realçar também que, tal como observado em estudos anteriores, o HEMA foi detetado em mais de 90% dos casos, podendo ser considerado um ótimo alergénio de rastreio.

Keywords : Acrilatos; Dermatite de contacto alérgica; Dermatose Ocupacional; Metacrilatros.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )