SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE SAZONAL NOS TRABALHADORES DE UM CENTRO HOSPITALAR DA GRANDE LISBOAINCIDÊNCIA DE ACIDENTES DE TRABALHO COM RISCO BIOLÓGICO E DESCRIÇÃO DE PADRÕES - ANÁLISE RETROSPETIVA ENTRE 2015 E 2019 índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Saúde Ocupacional online

versão impressa ISSN 2183-8453

Resumo

RIBEIRO, R et al. A ASBESTOSE ERA PULMONAR, MAS O MESOTELIOMA FOI PERITONEAL. RPSO [online]. 2021, vol.11, pp.32-37.  Epub 07-Jan-2022. ISSN 2183-8453.  https://doi.org/10.31252/rpso.15.06.2021.

Introdução:

O mesotelioma maligno é uma neoplasia das membranas serosas, cuja variante mais comum afeta a pleura, estando amplamente evidenciada a sua associação à exposição ao amianto.

Em Portugal, a utilização/comercialização de amianto e produtos que o contenham foi proibida no início do século XXI. Apesar disto, até ao presente, continua a existir em vários contextos, o que, aliado ao longo período de latência até ao surgimento das primeiras manifestações de doença, tem mantido a relevância do estudo desta associação etiológica e da história natural das patologias associadas.

Caso clínico:

Neste artigo apresentamos o caso de um indivíduo de 80 anos, com asbestose pulmonar de etiologia ocupacional, conhecida e acompanhada em consulta de Pneumologia, que desenvolveu sintomatologia de enfartamento abdominal e vómitos, no contexto de mesotelioma peritoneal.

Discussão/Conclusão:

Apresenta-se uma resumida revisão sobre os aspetos clínicos do mesotelioma maligno peritoneal, destacando-se a importância do reconhecimento da história profissional para um diagnóstico atempado. Neste aspeto, enfatiza-se o papel da Saúde Ocupacional não só pela vigilância dos trabalhadores expostos, como pela monitorização dos postos de trabalho, identificando e endereçando as situações de risco, procurando minimizá-lo ao máximo, sob uma perspetiva salutogénica e preventiva.

Palavras-chave : Amianto; Mesotelioma; Saúde Ocupacional; Medicina do Trabalho; Segurança no Trabalho.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )