SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11A ASBESTOSE ERA PULMONAR, MAS O MESOTELIOMA FOI PERITONEALESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO PARA ACIDENTES COM OBJETOS CORTOPERFURANTES EM CENTRO CIRÚRGICO DE UM INSTITUTO ESPECIALIZADO EM ONCOLOGIA índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Saúde Ocupacional online

versão impressa ISSN 2183-8453

Resumo

AFONSO, A et al. INCIDÊNCIA DE ACIDENTES DE TRABALHO COM RISCO BIOLÓGICO E DESCRIÇÃO DE PADRÕES - ANÁLISE RETROSPETIVA ENTRE 2015 E 2019. RPSO [online]. 2021, vol.11, pp.38-46.  Epub 07-Jan-2022. ISSN 2183-8453.  https://doi.org/10.31252/rpso.13.03.2021.

Introdução:

Os acidentes de trabalho (AT) podem ter grande impacto no indivíduo, na sociedade e na economia. Os que têm risco biológico são particularmente frequentes em profissionais de saúde. A sua ocorrência não é homogénea e a análise dos padrões de ocorrência pode permitir uma melhor compreensão do problema.

Objetivos:

Caracterizar os padrões de incidência de AT com risco biológico, relacionando o dia da semana e hora de ocorrência, número de horas trabalhadas e a evolução ao longo dos anos.

Metodologia:

Análise retrospetiva dos AT com risco biológico num Centro Hospitalar da Região Centro de Portugal. Foram consultados os processos dos AT ocorridos entre 2015 e 2019, de acordo com: género, idade, categoria profissional, dia da semana, hora da ocorrência e número de horas trabalhadas até ao momento do acidente.

Resultados:

Entre 2015 e 2019 ocorreram 2213 AT, onde, 888 (40%) envolveram risco biológico. Destes, a idade média dos sinistrados foi de 38,81 +/- 10,44 anos, sendo que 80% (n=712) foram do sexo feminino. A categoria profissional mais acometida foi a dos enfermeiros com 48,4% (n=430) seguida dos médicos com 30,2% (n=268).

O dia com maior número de eventos foi a segunda-feira (n=170), seguindo-se a quinta-feira (n=158). A mediana de horas trabalhadas até o acidente ocorrer foi quatro horas. Verificou-se ainda que o período da manhã foi o onde houve maior incidência de sinistros.

Conclusão:

A maioria dos AT com risco biológico ocorreu no período da manhã entre as dez e as doze horas da manhã, coincidindo com o horário em que há maior volume de trabalho e maior afluência de pessoas à instituição.

Constatamos também uma diminuição de sinistros ao longo dos anos, que relacionamos com o papel do Serviço de Saúde Ocupacional na análise dos AT, formação e informação dos profissionais de saúde na definição e implementação de medidas corretivas.

Palavras-chave : Risco Biológico; Saúde Ocupacional; Acidente de Trabalho; Profissional de Saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )