SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11PREVALÊNCIA E FATORES ASSOCIADOS A SINTOMAS DE ANSIEDADE, DEPRESSÃO E PERTURBAÇÃO PÓS-STRESS TRAUMÁTICO EM PROFISSIONAIS DE SAÚDE DURANTE A PANDEMIA POR COVID-19EVENTUAIS CONSEQUÊNCIAS DA APNEIA OBSTRUTIVA DO SONO NO DESEMPENHO E SINISTRALIDADE LABORAIS índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Saúde Ocupacional online

versão impressa ISSN 2183-8453

Resumo

ALMEIDA, A; COSTA, T  e  SANTOS, M. ESTUDO PILOTO SOBRE A SAÚDE OCUPACIONAL NO SETOR DA DANÇA, EM PORTUGAL. RPSO [online]. 2021, vol.11, pp.88-105.  Epub 07-Jan-2022. ISSN 2183-8453.  https://doi.org/10.31252/rpso.20.03.2021.

Introdução:

A dança é uma arte complexa, que utiliza o corpo para comunicar, conjugando movimentação corporal com emoção. Os profissionais deste setor são frequentemente submetidos a treinos exigentes para aperfeiçoar as componentes individuais de força, resistência, velocidade, flexibilidade, equilíbrio e controlo motor, de forma a assegurar a excelência do seu desempenho, em ambientes habitualmente competitivos.

Apesar de ser expectável a ocorrência de lesões, por vezes, tão graves que obrigam ao abandono precoce da profissão de bailarino, são escassos os estudos publicados que exploram a consciencialização dos profissionais face aos riscos, o seu comportamento face ao uso de equipamentos de proteção individual, a descrição de acidentes laborais, o reconhecimento de doença profissional ou a sua perceção sobre o trabalho da equipa de Saúde e Segurança Ocupacionais.

Metodologia:

Projetou-se um estudo piloto, exploratório, de carater observacional e transversal, cujos resultados possam servir de base para o desenvolvimento de estudos mais amplos, capazes de gerar novas evidências sobre este setor profissional.

Os dados foram obtidos através de um questionário anónimo online. A amostra foi obtida por conveniência após contato com diversas escolas e companhias de dança, da região norte, entre 20 de outubro e 31 de dezembro de 2020.

Resultados e Discussão:

A amostra é constituída por 113 indivíduos, com uma experiência profissional média de 14 anos, na sua grande maioria do género feminino, com ensino superior concluído e que se dedicam em exclusividade à dança. Destacam-se os fatores de risco ergonómicos (posturas mantidas e movimentos muito repetitivos) que aumentam o risco de lesões musculoesqueléticas, seguindo-se os psicossociais, relacionados com a dificuldade em gerir a vida pessoal e a insegurança laboral. O uso de equipamentos de proteção individual é residual, embora a pandemia de Covid 19 tenha acrescentado novos desafios. A maioria já teve acidentes laborais, de onde se destacam as entorses, embora sem sequelas graves na generalidade dos casos. A sintomatologia mais referenciada está associada a patologia musculoesquelética, sobretudo nos menos experientes e a quem exerce a tempo parcial. A perceção sobre a existência de doença profissional é residual, assim como sobre o apoio recebido por parte das equipas de Saúde e Segurança.

Conclusões:

O estudo representa uma ampla variedade de estilos e tipos de dança, fornecendo uma base para o desenvolvimento de estudos mais amplos, capazes de direcionar o fornecimento de serviços de Saúde e Segurança Ocupacional, no setor. Os resultados confirmam as principais evidências pré-existentes na bibliografia, de predomínio de lesões musculoesqueléticas, resiliência face à dor e falta de acompanhamento por parte da equipa de Saúde e Segurança Ocupacionais; mas também acrescenta uma visão mais ampla sobre os fatores psicossociais, numa profissão, por vezes, de longevidade reduzida, que obriga a repensar o futuro numa fase muito precoce da vida. São também feitas inferências sobre o potencial salutogénico da Saúde Ocupacional no desenvolvimento de programas preventivos e de capacitação profissional, face aos fatores de risco/ riscos laborais.

Palavras-chave : bailarino; saúde ocupacional; medicina do trabalho; segurança no trabalho.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )