SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11EVENTUAIS CONSEQUÊNCIAS DA APNEIA OBSTRUTIVA DO SONO NO DESEMPENHO E SINISTRALIDADE LABORAISMODIFICAÇÃO/MANIPULAÇÃO CORPORAL: EM QUE CONSISTE? FARÁ SENTIDO SER ANALISADA PELA SAÚDE OCUPACIONAL? índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Saúde Ocupacional online

versão impressa ISSN 2183-8453

Resumo

SANTOS, M; ALMEIDA, A  e  COSTA, T. SAÚDE OCUPACIONAL APLICADA AO SETOR DE RECOLHA E TRATAMENTO DE ÁGUAS RESIDUAIS. RPSO [online]. 2021, vol.11, pp.119-128.  Epub 07-Jan-2022. ISSN 2183-8453.  https://doi.org/10.31252/rpso.01.05.2021.

Introdução/enquadramento/objetivos:

Por vezes surgem clientes que operam no ramo de tratamento das águas residuais, pelo que os trabalhadores estão sujeitos aos riscos particulares destas atividades. Pretendeu-se com esta revisão resumir o que de mais pertinente se publicou sobre o tema.

Metodologia:

Trata-se de uma Revisão Bibliográfica, iniciada através de uma pesquisa realizada em março de 2021, nas bases de dados “CINALH plus with full text, Medline with full text, Database of Abstracts of Reviews of Effects, Cochrane Central Register of Controlled Trials, Cochrane Database of Systematic Reviews, Cochrane Methodology Register, Nursing and Allied Health Collection: comprehensive, MedicLatina e RCAAP”.

Conteúdo:

A poluição da água é relevante, sobretudo nas zonas urbanas de países mais desenvolvidos ou em desenvolvimento. Nestas circunstâncias geralmente existe um sistema organizado de tratamento da água, que emprega um número razoável de funcionários.

A generalidade dos artigos selecionado destacou o risco biológico e químico.

As águas residuais contêm inúmeros microrganismos, incluindo bactérias, vírus, fungos e protozoários. Nas empresas em que se realizam tratamentos às águas residuais, existe uma elevada produção de bioaressois. A concentração atmosférica de endotoxinas costuma ser superior nos locais onde é superior a agitação do líquido, sobretudo quando circula em alta pressão e na limpeza de algumas estruturas. Os bioaerossois podem conter o microrganismo em si ou fragmentos/endotoxinas por ele produzidos.

Parte dos agentes químicos em causa são genotóxicos/cancerígenos; podem ser encontrados hidrocarbonetos aromáticos, metais pesados, pesticidas, tintas, nitrosaminas e bifenis. Contudo, a exposição é variável entre postos de trabalho e timings; por vezes, até é intermitente, o que torna a avaliação mais difícil.

Discussão e Conclusões:

A bibliografia é escassa e, por isso, não foi encontrada muito informação. Seria relevante que o setor fosse melhor estudado e caraterizado, produzindo-se dados que fossem publicáveis e úteis para as equipas de Saúde Ocupacional com clientes desta área, de forma a se potenciar o seu desempenho.

Palavras-chave : águas residuais; esgotos; saúde ocupacional; medicina do trabalho e segurança no trabalho.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )