SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12BURNOUT SYNDROME IN ANGOLAN HEALTH PROFESSIONALS DURING THE COVID-19 PANDEMICINFLUENZA VACCINATION IN HEALTHCARE WORKERS IN TIMES OF PANDEMIC COVID-19 - MOTIVATIONS AND PERCEPTION OF RISK author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Saúde Ocupacional online

Print version ISSN 2183-8453

Abstract

ROQUE, A et al. PARALISIA FACIAL COMO PRIMEIRA MANIFESTAÇÃO DE COVID-19 EM PROFISSIONAL DE SAÚDE. RPSO [online]. 2021, vol.12, pp.42-47.  Epub Mar 25, 2022. ISSN 2183-8453.  https://doi.org/10.31252/rpso.23.10.2021.

Introdução

A COVID-19 é uma infeção respiratória causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, de elevada transmissibilidade e de distribuição global. Apesar de precoces, os dados atuais apontam para a capacidade do SARS-CoV-2 atingir o sistema nervoso central, periférico e até mesmo o músculo.

Descrição do Caso Clínico

Este caso diz respeito a uma profissional de saúde, 31 anos de idade, em contacto diário com doentes COVID-19. Recorreu ao Serviço de Urgência, por alteração da sensibilidade da hemiface direita e assimetria facial, tendo tido alta medicada e sendo assumido o diagnóstico de Paralisia de Bell. Cerca de uma semana após este episódio, recorre novamente por mal-estar geral, febre, náuseas e vómitos, procedendo-se ao despiste de COVID-19, que se revelou positivo.

Discussão/Conclusão

O relato deste caso apoia a hipótese da paralisia do nervo facial como uma possível manifestação neurológica devido à infeção por COVID-19. Reforça também a importância de exame físico cuidado e historial médico detalhado, evitando atrasos no diagnóstico e consequentemente a transmissibilidade do vírus.

Keywords : Paralisia Facial; Síndrome Bell; COVID-19; Doença Profissional; Saúde Ocupacional.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )