SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12IMPLICAÇÕES DA FARMACOTERAPIA ANTI-HIPERGLICÉMICA NA AVALIAÇÃO DA APTIDÃO EM TRABALHADORES COM DIABETES MELLITUSBENEFíCIOS DA MESOTERAPIA NA EPICONDILITE CRÓNICA RESISTENTE índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Saúde Ocupacional online

versão impressa ISSN 2183-8453

Resumo

ROQUE, A et al. MOBBING, UMA REALIDADE PRESENTE EM MEIO HOSPITALAR. RPSO [online]. 2021, vol.12, pp.103-110.  Epub 25-Mar-2022. ISSN 2183-8453.  https://doi.org/10.31252/rpso.20.11.2021.

Introdução

O Mobbing pode afetar significativamente não só a saúde mental e física da população ativa, como também, a saúde organizacional.

Descrição do Caso Clínico

Trata-se de uma profissional de saúde, com 62 anos de idade, a trabalhar num Centro Hospitalar. Recorreu a consulta Ocasional de Medicina do Trabalho, a Pedido do Trabalhador, por ansiedade/pânico. Na avaliação pela Psiquiatria, foi apurado que se encontrava a vivenciar múltiplos conflitos laborais. Verificou-se uma situação de burnout profissional, associada a ansiedade e crises de choro fácil diariamente, nomeadamente nos dias de atividade laboral, bem como sentimentos de tristeza marcados relativos à mesma. Foi medicada e manteve seguimento na Psiquiatria de Ligação tendo sido dado a conhecer à Saúde Ocupacional o seu estado clínico através de relatório médico dirigido.

Discussão/Conclusão

Na última década, o Mobbing tornou-se uma forma frequente de problema relatado nas sociedades modernas, mostrando efeitos graves tanto na saúde dos trabalhadores quanto na taxa de absentismo e rotatividade de pessoal das empresas. O relato deste caso serve de alerta para a existência de casos de Mobbing numa atividade profissional na qual, pela elevada literacia em saúde, tal poderia não ser expectável.

Para além disso, reforça a importância, que por vezes é mandatório à Saúde Ocupacional, do contato com as chefias dos trabalhadores numa tentativa de resolução de conflitos que possam eventualmente existir.

Palavras-chave : Mobbing; Assédio laboral; Saúde Ocupacional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )