SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12BENEFíCIOS DA MESOTERAPIA NA EPICONDILITE CRÓNICA RESISTENTEAUDITORIA AO STRESSE NO CONTEXTO LABORAL: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NOS RISCOS PSICOSSOCIAIS índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Saúde Ocupacional online

versão impressa ISSN 2183-8453

Resumo

OLIVEIRA, A; FERREIRA, R; NETO, F  e  MAIA, A. CONTRIBUTO PARA UM RETRATO DOS SOCORRISTAS DA CRUZ VERMELHA PORTUGUESA: SAÚDE, TRABALHO, COPING E SUPORTE SOCIAL. RPSO [online]. 2021, vol.12, pp.126-143.  Epub 25-Mar-2022. ISSN 2183-8453.  https://doi.org/10.31252/rpso.25.09.2021.

Introdução e objetivos

Em Portugal, uma das entidades que opera no contexto de emergência pré-hospitalar é a Cruz Vermelha Portuguesa. Trabalhar a este nível é considerado uma atividade de risco, entre eles a exposição a níveis elevados de stresse, que pode originar o desenvolvimento de problemas de saúde. Os principais objetivos deste estudo foram descrever o perfil destes operacionais considerando variáveis de saúde, trabalho, coping e suporte social, explorar diferenças de idade/género, bem como a relação entre estas variáveis.

Metodologia

Realizou-se um estudo transversal e recorreu-se aos seguintes instrumentos: General Health Questionnaire- 28, Posttraumatic Stress Disorder Checklist 5, Warr’s Job-Related Affective Well-Being Scale, Brief COPE e Survey of Perceived Organizational Support.

Resultados e Conclusões

Os resultados mostraram níveis satisfatórios de saúde em geral e bem-estar psicológico, bons níveis de satisfação com o trabalho e níveis moderados de suporte social percebido. As estratégias de coping mais utilizadas por estes socorristas foram o coping focado na emoção. As diferenças encontradas e as relações entre variáveis identificadas constituem pistas importantes a ter em conta no planeamento e execução de ações e intervenções com estes operacionais. Otimizar as condições de trabalho dos socorristas, disponibilizar apoio e promover o desenvolvimento de competências, serão contributos cruciais para a sua saúde e bem-estar psicológico, refletindo-se na qualidade do apoio que prestam à população.

Palavras-chave : socorristas; saúde ocupacional; trabalho; coping; suporte social; psicologia do trabalho ou das organizações.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )