SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12RISCOS OCUPACIONAIS NA PRODUÇÃO LEGAL DE CANABISFATOR HUMANO EM SAÚDE OCUPACIONAL- DEFINIÇÃO E ALGUMAS IMPLICAÇÕES índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Saúde Ocupacional online

versão impressa ISSN 2183-8453

Resumo

SANTOS, M; ALMEIDA, A  e  COSTA, T. TIPOS DE LIDERANÇA E REPERCURSSÕES PARA A SAÚDE OCUPACIONAL. RPSO [online]. 2021, vol.12, pp.216-226.  Epub 25-Mar-2022. ISSN 2183-8453.  https://doi.org/10.31252/rpso.09.10.2021.

Introdução/enquadramento/objetivos

Ao contatar com diversas empresas, como funcionários e como prestadores de serviços de Saúde Ocupacional, facilmente constatam-se diferenças acentuadas no tipo de Liderança exercida e associam-se consequências positivas e/ou negativas a essas mesmas caraterísticas. Contudo, a maioria dos elementos a exercer em equipas de Saúde Laboral não apresenta conhecimentos estruturados sobre este tema, o que poderá minar um pouco a eficácia do seu próprio trabalho. Pretende-se com esta revisão bibliográfica resumir o que de mais recente e relevante se publicou sobre este assunto, de forma a potenciar o desempenho das equipas de Saúde Ocupacional e o dos clientes.

Metodologia

Trata-se de uma revisão bibliográfica, iniciada através de uma pesquisa realizada em setembro de 2021 nas bases de dados “CINALH plus with full text, Medline with full text, Database of Abstracts of Reviews of Effects, Cochrane Central Register of Controlled Trials, Cochrane Database of Systematic Reviews, Cochrane Methodology Register, Nursing and Allied Health Collection: comprehensive, MedicLatina e RCAAP”.

Conteúdo

Liderança é a capacidade de influenciar e motivar os funcionários, através de ideias, estratégias e atos, de forma a se atingirem os objetivos da instituição, potenciando a sua eficácia e sucesso. De certa forma, é a arte de influenciar os subordinados. A eficácia da empresa depende da aquisição e manutenção de funcionários satisfeitos e comprometidos com o projeto. Contudo, são colocados desafios e objetivos mais complexos e exigentes, que requerem do trabalhador maior capacidade de adaptação, face a condições cada vez mais incertas e mutáveis. A satisfação laboral é um parâmetro cada vez mais valorizado; quanto mais elevado, mais produtivo e empenhado será o funcionário. O líder deve estar ciente que o seu comportamento consegue inibir ou incentivar determinadas posturas nos subordinados.

Chefia é um cargo hierárquico e formal; Líder poderá ser até a escolha informal do grupo de trabalho. As capacidades associadas à Liderança não são inatas na maioria dos indivíduos, mas sim aprendidas e aperfeiçoadas ao longo do tempo; ser líder resulta de uma aprendizagem contínua. Um gestor gere a curto prazo, valorizando os objetivos; um Líder motiva à inovação e age com objetivos a médio e longo prazos- mas não existem bons líderes sem bons subordinados.

A confiança no líder afeta de forma significativa o compromisso laboral e a sensação de autonomia. Empregadores que pretendam apresentar vantagem competitiva têm de promover condições que levem a um maior compromisso dos funcionários; perceber quais as variáveis emocionais que levam a tal ajudará a um melhor desempenho global da instituição e maior satisfação dos empregados.

Descrevem-se diversos tipos de Liderança. Contudo, alguns investigadores acreditam que os Líderes mais eficazes utilizam estilos diversos, pela complementaridade. Para além disso, não existe um estilo uniformemente melhor que os outros, uma vez que terá de existir adaptação a cada contexto particular.

Discussão e Conclusões

Se a equipa de Saúde Ocupacional tiver algumas noções relativas a tipos de Liderança e de Líderes, conseguirá não só ter ela mesma um melhor desempenho e satisfação laboral, como obter o mesmo nos seus clientes.

Seria relevante investigar quais os tipos de Liderança e de Líderes mais prevalentes no nosso país e de que forma isso condiciona não só a satisfação, compromisso e sucesso das instituições, mas também a própria adesão às medidas propostas a nível de Saúde e Segurança.

Palavras-chave : liderança; líder; saúde ocupacional e medicina do trabalho.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )