SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12TYPES OF LEADERSHIP AND REPERCURSIONS FOR OCCUPATIONAL HEALTHOBESITY AND WORK CAPACITY author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Saúde Ocupacional online

Print version ISSN 2183-8453

Abstract

SANTOS, M; ALMEIDA, A  and  LOPES, C. FATOR HUMANO EM SAÚDE OCUPACIONAL- DEFINIÇÃO E ALGUMAS IMPLICAÇÕES. RPSO [online]. 2021, vol.12, pp.227-233.  Epub Mar 25, 2022. ISSN 2183-8453.  https://doi.org/10.31252/rpso.21.08.2021.

Introdução/enquadramento/objetivos

Consultando revistas/ artigos do setor, pontualmente encontram-se referências à relevância das caraterísticas do trabalhador em contexto da Saúde Ocupacional (desempenho, produtividade, adesão às normas de boas práticas). Contudo, na realidade, a expressão “Fatores humanos” não está implicitamente definida para todos os indivíduos a exercer nas equipas de Saúde Ocupacional. É objetivo deste artigo resumir o que de mais relevante se escreveu sobre o tema.

Metodologia

Trata-se de uma Revisão Bibliográfica, iniciada em junho de 2021, nas bases de dados “CINALH plus with full text, Medline with full text, Database of Abstracts of Reviews of Effects, Cochrane Central Register of Controlled Trials, Cochrane Database of Systematic Reviews, Cochrane Methodology Register, Nursing and Allied Health Collection: comprehensive, MedicLatina e RCAAP”.

Conteúdo

Fator Humano é uma expressão razoavelmente recente, mas progressivamente mais utilizada, na qual se englobam todas as caraterísticas dos funcionários (físicas/biológicas, cognitivas, sociais e emocionais) que, de alguma forma, modulam o desempenho/produtividade, perceção de risco, postura, bem como o cumprimento/adesão às normas de Boas Práticas. Ou seja, os hábitos, comportamentos e personalidades de cada trabalhador podem influenciar de forma positiva ou negativa o trabalho (por vezes de forma relevante) e considera-se que geralmente os hábitos e/ou os comportamentos são mais facilmente alteráveis que a personalidade.

Discussão e Conclusões

Ainda que o tema seja relevante, não se encontra muita bibliografia com qualidade. Um empregador que faça a sua gestão valorizando os seus Funcionários, terá uma Saúde e Segurança Ocupacionais potenciadas.

Seria interessante que elementos a exercer nas equipas de Saúde e Segurança Ocupacionais conseguissem clarificar até que ponto os Recursos Humanos de cada empregador levam em consideração estes princípios.

Keywords : fator humano; saúde ocupacional; medicina do trabalho; segurança no trabalho.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )