SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13THE OCCUPATIONAL STRESS IN HEALTHCARE WORKERS DURING THE COVID-19 PANDEMICEVALUATION OF THE CONTENT VALIDITY OF A LABOR GYMNASTICS PROGRAM FOR HEALTH PROFESSIONALS: AN E-DELPHI STUDY author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Saúde Ocupacional online

Print version ISSN 2183-8453

Abstract

MATOS, S et al. VIGILÂNCIA DA TUBERCULOSE NOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE COMO CONTRIBUTO NA ERRADICAÇÃO DE UMA PANDEMIA. RPSO [online]. 2022, vol.13, pp.45-60.  Epub July 21, 2022. ISSN 2183-8453.  https://doi.org/10.31252/rpso.08.01.2022.

Introdução/Enquadramento

A Tuberculose é uma doença infeciosa causada pelo Mycobacterium tuberculosis que, apesar do tratamento disponível, constitui uma causa de morbimortalidade global significativa. Pode atingir qualquer órgão, mas afeta principalmente o pulmão, sendo a via aérea, pela inalação de aerossóis ou microgotículas respiratórias contaminadas, a principal forma de infeção. O esforço global nas últimas décadas para um diagnóstico precoce e instituição de tratamento adequado permitiram retirar a Tuberculose das dez principais causas de mortalidade global, em 2019. A incidência mundial média é de dez milhões, provavelmente subestimada, configurando uma pandemia frequentemente esquecida que, contrariamente a outras doenças infeciosas, aumentou a sua incidência enquanto doença profissional.

Metodologia

Trata-se de uma revisão narrativa das orientações nacionais e internacionais sobre Tuberculose em profissionais hospitalares, bem como uma adaptação à realidade portuguesa por comparação a países de incidência semelhante.

Conteúdo

A Organização Mundial de Saúde defende que o benefício individual do rastreio e tratamento da infeção latente suplanta os riscos, recomendando-os sempre que possível. Nesta linha de orientação, a Direção-Geral da Saúde determinou que as instituições de saúde devem adotar procedimentos que permitam a deteção precoce dos casos de Tuberculose e de infeção latente, competindo aos Serviços de Medicina do Trabalho, em parceria com as Comissões de Controlo de Infeção, a avaliação e gestão da exposição profissional a este agente biológico.

O programa The End TB Strategy ambiciona a erradicação global da Tuberculose, até 2035, colocando como principais objetivos operacionais a diminuição de 80% da incidência e 95% da mortalidade, bem como a universalidade do acesso ao tratamento.

Discussão e Conclusões

Os autores defendem que o reforço das medidas de prevenção e controlo de infeção hospitalar, a implementação de programas regulares de vigilância nos profissionais e a contenção imediata dos casos isolados e dos surtos, por meio de rastreios tempestivos, é fundamental para o atingimento das metas traçadas, já que as instituições de saúde podem ser focos potenciais de transmissão comunitária. Os serviços de Medicina do Trabalho são indispensáveis na operacionalização destes programas, aplicáveis à totalidade dos profissionais das instituições, independentemente do vínculo laboral, contribuindo desta forma para o objetivo fundamental de preservação da saúde dos trabalhadores, mas também, e não menos importante, para a proteção da saúde pública. Os autores apresentam, ainda, sugestões de procedimentos e metodologias de abordagem clínica em resposta a dez questões frequentes no âmbito da gestão do risco de Tuberculose em meio hospitalar.

Keywords : Vigilância de Saúde Laboral; Profissionais de Saúde; Prevenção de Doença Profissional; Rastreio; Tuberculose; Infeção Latente..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )