SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL: CAUSA OU CONSEQUÊNCIA? CASO CLÍNICOADENOCARCINOMA NASOSSINUSAL - A RELEVÂNCIA DA HISTÓRIA OCUPACIONAL índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Saúde Ocupacional online

versão impressa ISSN 2183-8453

Resumo

TALAMBAS, S et al. IMPACTO LABORAL DA PERTURBAÇÃO OBSESSIVO-COMPULSIVA: CASO CLÍNICO. RPSO [online]. 2022, vol.13, pp.85-91.  Epub 21-Jul-2022. ISSN 2183-8453.  https://doi.org/10.31252/rpso.12.02.2022.

Introdução

A Perturbação Obsessivo-Compulsiva (POC), é uma patologia psiquiátrica comum, classicamente considerada crónica e incapacitante, pelo impacto significativo que pode apresentar na funcionalidade global dos doentes, inclusivamente a nível laboral. A sua etiologia está ainda pouco esclarecida e a apresentação clínica é bastante heterogénea, manifestando-se através de obsessões e/ou compulsões que se associam a elevados níveis de ansiedade e de consumo de tempo.

Descrição do caso

Trata-se de uma doente do sexo feminino, com 40 anos de idade, assistente técnica num centro hospitalar, que apresentava um quadro de dúvida obsessiva e rituais de verificação com cerca de vinte anos de evolução. Por agravamento da sintomatologia, com elevado impacto na funcionalidade laboral, iniciou acompanhamento pela especialidade de Psiquiatria. Concomitantemente, atendendo às expetativas e limitações desta trabalhadora, ela foi realocada a um posto de trabalho que permitisse recrutamento das suas capacidades organizativas, mas menor interação social e responsabilidade direta. Na sequência deste conjunto de intervenções, objetivou-se uma melhoria clínica global significativa.

Discussão

A articulação estreita entre a Medicina do Trabalho e a Psiquiatria, contribui de forma inequívoca para a gestão de casos de trabalhadores com patologia psiquiátrica, quer na adaptação das funções às eventuais condicionantes que daí decorram, quer na orientação de casos de doença psiquiátrica detetados durante o exercício das suas funções.

Conclusão

Afigura-se indispensável a delimitação de estratégias para uma comunicação eficaz entre estas especialidades, com vista à prevenção dos riscos profissionais, proteção e promoção da saúde no local de trabalho.

Palavras-chave : Perturbação Obsessivo-compulsiva; Psiquiatria; Saúde Ocupacional; Medicina do Trabalho..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )