SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13DOENÇA DE KIENBÖCK PROFISSIONAL - RELATO DE UM CASO CLÍNICOESTRATÉGIAS DE PREVENÇÃO DO BURNOUT NOS ENFERMEIROS- REVISÃO DA LITERATURA índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Saúde Ocupacional online

versão impressa ISSN 2183-8453

Resumo

SALDANHA, N et al. CARCINOMA DA TIROIDE: DIAGNÓSTICO EM EXAME DE SAÚDE DE MEDICINA DO TRABALHO E APTIDÃO AO TRABALHO POR TURNOS. RPSO [online]. 2022, vol.13, pp.116-121.  Epub 21-Jul-2022. ISSN 2183-8453.  https://doi.org/10.31252/rpso.14.05.2022.

Introdução

Os carcinomas da tiroide incluem um vasto espetro de lesões. O subtipo bem diferenciado, 90% de todos os cancros da tiroide, está associado a excelente prognóstico. Vários fatores de risco estão descritos. O fator ambiental mais importante é a exposição a radiação ionizante, embora o trabalho por turnos possa ter algum efeito cancerígeno, segundo alguns investigadores. A apresentação clínica comum do carcinoma da tiroide é um nódulo tiroideu detetado pelo doente ou exames de imagem.

Descrição do caso

Trata-se de uma enfermeira de 25 anos, que recorreu ao apoio de Medicina Curativa, inserida no serviço de Saúde Ocupacional com queixas de gânglios cervicais aumentados. Negava antecedentes pessoais de destaque. Apresentava uma massa palpável na região tiroideia e supraclavicular direita e disfonia com seis a nove meses de evolução. Realizou ecografia cervical com biópsia que revelou carcinoma papilar da tiroide com metástase ganglionar. Fez cirurgia e tratamento com iodo radioativo. Ficou com aptidão condicionada para trabalho por turnos.

Discussão

A remoção cirúrgica e tratamento com iodo radioativo permite uma cura superior a 90% dos carcinomas da tiroide localizados e bem diferenciados. O carcinoma da tiroide bem diferenciado com metástases está associado a uma sobrevida a dez anos de 90% se existir bom aporte de iodo e remissão após o tratamento. Está proposta uma relação entre a disfunção do ciclo circadiano e carcinoma da tiroide, pelo que é importante decidir a aptidão para o trabalho noturno no período de seguimento da doença.

Conclusão

A pertinência do caso surge com o objetivo de alertar para as vantagens de um serviço de Saúde Ocupacional e a sua capacidade de dar resposta atempada e célere a diversas patologias da população laboral, com importantes ganhos em saúde. Este caso também oferece um raciocínio sobre a gestão e tempo de evicção do trabalho por turnos no pós-diagnóstico de carcinoma da tiroide.

Palavras-chave : carcinoma tiroide; trabalho por turnos; medicina trabalho; saúde ocupacional..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )