SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13CARCINOMA DA TIROIDE: DIAGNÓSTICO EM EXAME DE SAÚDE DE MEDICINA DO TRABALHO E APTIDÃO AO TRABALHO POR TURNOSEPILEPSIA VERSUS SAÚDE E SEGURANÇA OCUPACIONAIS índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Saúde Ocupacional online

versão impressa ISSN 2183-8453

Resumo

LOPES, J et al. ESTRATÉGIAS DE PREVENÇÃO DO BURNOUT NOS ENFERMEIROS- REVISÃO DA LITERATURA. RPSO [online]. 2022, vol.13, pp.122-130.  Epub 21-Jul-2022. ISSN 2183-8453.  https://doi.org/10.31252/rpso.04.06.2022.

Introdução

A Enfermagem é considerada como uma das profissões com níveis de Burnout elevados, tendo em conta que se encontra sujeita a constantes situações de exaustão emocional e stress. É fulcral apostar em estratégias de prevenção, pois elevados níveis de stress colocam em causa a qualidade e a eficácia do trabalho prestado, tendo consequentemente um forte impacto na saúde dos doentes e na sua própria qualidade de vida. A Saúde Ocupacional desempenha um papel importante na prevenção, na identificação e no controlo dos níveis de Burnout nos Enfermeiros.

Objetivos e Metodologia

Com este trabalho pretende-se identificar as estratégias existentes na prevenção do Burnout nos Enfermeiros, para isso, realizou-se uma revisão da literatura, com pesquisa em bases de dados acedidas através da plataforma B-on e da base de dados SciELO, incluindo artigos publicados entre janeiro de 2015 e março de 2022, em língua portuguesa e inglesa e que abordassem as estratégias na prevenção do Burnout nos Enfermeiros. Utilizaram-se os descritores Mesh: Burnout, Prevention Strategies e Nurses, os quais foram conjugados com o operador booleano AND. Foram selecionados sete artigos para posterior análise.

Resultados

A prevenção da síndrome de Burnout nos Enfermeiros passa pela aposta na adoção de estratégias, tanto a nível individual, como organizacional. O Enfermeiro deve desenvolver a capacidade de autocontrolo do stress e de autorreconhecimento dos sinais e sintomas de Burnout, com vista a promover a sua saúde mental e o seu bem-estar. A organização tem a possibilidade de criar as condições necessárias para um local de trabalho mais saudável e menos promotor de stress. Foram identificadas estratégias como o treino de resiliência, prática de yoga, promoção do autocuidado, comprometimento organizacional e incentivo à promoção da saúde mental, verificando-se que equipas de Enfermagem com elementos mais capacitados em saúde mental conseguem desempenhar funções de maior qualidade e eficácia.

Conclusões

É fulcral o estudo crescente desta temática, uma vez que com estratégias adequadas e focadas na prevenção da síndrome de Burnout, poder-se-á diminuir os níveis de stress nos elementos das equipas de Enfermagem e consequentemente uma melhoria da qualidade dos cuidados prestados.

Palavras-chave : Burnout; Enfermeiros; Estratégias de Prevenção; Saúde Ocupacional..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )