SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13EPILEPSIA VERSUS SAÚDE E SEGURANÇA OCUPACIONAISAUTONOMIA NO TRABALHO índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Saúde Ocupacional online

versão impressa ISSN 2183-8453

Resumo

SANTOS, M; ALMEIDA, A  e  LOPES, C. CAPACIDADE DE TRABALHO. RPSO [online]. 2022, vol.13, pp.139-146.  Epub 21-Jul-2022. ISSN 2183-8453.  https://doi.org/10.31252/rpso.01.05.2022.

Introdução/enquadramento/objetivos

O conceito em si não é exótico para os profissionais da Saúde e Segurança Ocupacionais, nem incluiu considerações muito complexas e que não estejam parcialmente assimiladas; contudo, nem todos terão aprofundado o tema, pelo que surgiu a necessidade de elaborar uma revisão que colmatasse tal.

Metodologia

Trata-se de uma Revisão Bibliográfica, iniciada através de uma pesquisa realizada em janeiro de 2022 na base de dados RCAAP.

Conteúdo

O conceito de Capacidade para o Trabalho torna-se cada vez mais relevante com o envelhecimento da população geral e da população ativa, devido à reforma ser tendencialmente mais tardia, na generalidade dos países. O conceito é amplo, complexo e multidimensional.

A Capacidade de Trabalho é produto dos recursos versus as exigências físicas, mentais e sociais do trabalho. Espelha o quanto bem está um funcionário presentemente e no futuro próximo; é a perceção que este tem da sua capacidade produtiva atual, comparando-a com a melhor que já existiu.

Maior Capacidade de Trabalho associa-se a bem-estar, aumento da produtividade e da qualidade de desempenho.

Para proceder à quantificação existe o Índice de Capacidade de Trabalho, traduzido e validado para Portugal.

Discussão e Conclusões

Uma vez na posse de dados concretos que modulam a Capacidade de Trabalho, os profissionais das Equipas de Saúde e Segurança Laborais têm maior probabilidade de potenciar as suas ações, de forma a obter ambientes de trabalho mais saudáveis e seguros, tornando os funcionários mais satisfeitos e produtivos, gerando para o empregador melhor desempenho e lucros maiores.

Seria interessante que algumas equipas com projetos a decorrer sobre o tema divulgassem as etapas contornadas, de forma que a evidência produzida ajude os profissionais desta área.

Palavras-chave : capacidade de trabalho; índice de capacidade de trabalho; segurança no trabalho; saúde ocupacional e medicina do trabalho..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )