SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13SILICOSEINTERAÇÃO ENTRE AS CARATERÍSTICAS DO CALÇADO E O RISCO DE QUEDA AO MESMO NÍVEL índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Saúde Ocupacional online

versão impressa ISSN 2183-8453

Resumo

SANTOS, M; ALMEIDA, A  e  COSTA, T. ROTATIVIDADE NAS TAREFAS LABORAIS: VANTAGENS, DESVANTAGENS E TÉCNICAS SUBJACENTES. RPSO [online]. 2022, vol.13, pp.172-178.  Epub 21-Jul-2022. ISSN 2183-8453.  https://doi.org/10.31252/rpso.23.04.2022.

Introdução/enquadramento/objetivos

O interesse em aplicar alguma rotatividade para atenuar alguns fatores de risco laborais é mencionado há já muito tempo mas, na realidade, a generalidade dos profissionais a exercer em equipas de Saúde Ocupacional não apresenta experiência na elaboração destes esquemas e, porventura, até poderá desconhecer que existem algoritmos informáticos que poderão objetivar de forma um pouco mais científica todo o processo.

Metodologia

Trata-se de uma Revisão Bibliográfica, iniciada através de uma pesquisa realizada em agosto de 2021 nas bases de dados “CINALH plus with full text, Medline with full text, Database of Abstracts of Reviews of Effects, Cochrane Central Register of Controlled Trials, Cochrane Database of Systematic Reviews, Cochrane Methodology Register, Nursing and Allied Health Collection: comprehensive, MedicLatina e RCAAP”.

Conteúdo

A Rotatividade é uma técnica administrativa utilizada com o objetivo de prevenir as Lesões Músculo-esqueléticas; contudo, elaborar um protocolo de rotação poderá ser complexo em algumas circunstâncias. Pode ser definida como a mudança de tarefas de forma cíclica e regular, numa ordem previamente estipulada e criteriosa, num determinado intervalo.

As vantagens abrangem o Trabalhador e/ou Empregador.

A rotatividade pode ser decidida pelo superior hierárquico ou pelos próprios funcionários (com autonomia); neste último caso a aceitabilidade é superior.

Discussão e Conclusões

A rotatividade parece ser uma mais-valia na generalidade das situações laborais, desde que bem ponderada; para situações mais complexas poderão ser utilizados programas informáticos/algoritmos para auxiliar no processo.

Palavras-chave : rotatividade; saúde ocupacional; segurança no trabalho e medicina do trabalho..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )