SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14IMPACTO DO ISOLAMENTO SOCIAL NA SAÚDE MENTAL DE TRABALHADORES NUM INSTITUTO DE ONCOLOGIA DURANTE A PANDEMIA COVID-19Disfunção temporomandibular e a sua Relação com a ansiedade perante a Desempenho musical em violinistas - um estudo transversal índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Saúde Ocupacional online

versão impressa ISSN 2183-8453

Resumo

REIS, M; CARVALHINHO, A; MARQUES, R  e  NOGUEIRA, F. AVALIAÇÃO DO RISCO BIOPSICOSSOCIAL DOS TRABALHADORES EM AMBIENTE HOSPITALAR. RPSO [online]. 2022, vol.14, e0361.  Epub 12-Dez-2022. ISSN 2183-8453.  https://doi.org/10.31252/rpso.22.10.2022.

Introdução

Os profissionais de saúde estão expostos, diariamente, a um conjunto de exigências que são, muitas das vezes, imprevisíveis e, por consequência, têm implicações diretas na sua saúde física e mental. Essas exigências podem advir não só dos utentes e familiares, mas também dos horários e condições e de trabalho, muitas vezes, difíceis de controlar ou alterar. Segundo a Organização Mundial de Saúde o Stress crónico no local de trabalho leva à Síndrome de Burnout. Nesta linha de pensamento, uma das principais preocupações do Hospital do Arcebispo João Crisóstomo de Cantanhede é procurar e garantir o bem-estar geral dos seus colaboradores e desenvolver esforços para garantir o nível elevado desse bem-estar.

Objetivos

O principal objetivo desta avaliação é perceber os níveis de Ansiedade, Depressão e Burnout dos profissionais de saúde da instituição atrás referida.

Metodologia

Foram utilizados instrumentos de autorresposta, nomeadamente a Escala de Ansiedade, Depressão e Stress (EADS-42) e o Questionário de Copenhagen Burnout Inventory (CBI). Estes instrumentos foram aplicados aos profissionais que, de forma voluntária, colaboraram no estudo. Após a aplicação das mesmas, os resultados foram analisados recorrendo ao Statistical Package for the Social Sciences (SPSS).

Resultados

Dos 62 colaboradores que participaram no questionário, 83,9% são do género feminino e a categoria profissional mais representada é a de Enfermagem (38,7%). De referir que todos os resultados obtidos foram considerados normativos/inferiores quando comparados com os dados para a população portuguesa, à exceção do Burnout, relacionado com o trabalho, visto que apresenta valores moderados para o género masculino e também moderados para a categoria profissional de Enfermagem.

Discussão/Conclusão

O Hospital de Cantanhede tem desenvolvido várias estratégias para prevenção e minimização da Ansiedade, Depressão e Síndrome de Burnout, realizando periodicamente a avaliação do risco psicossocial dos profissionais de saúde, para avaliação das mesmas. Neste sentido, a instituição tem desenvolvido várias iniciativas, como concertos, atividades comemorativas, intervenções mais estruturadas como prática de yoga e minfulness, sessões de esclarecimento sobre a síndrome de Burnout e mesmo intervenção psicológica e/ou psiquiátrica, sempre que identificada a sua necessidade.

Importa salientar que, sempre com o intuito do bem-estar dos profissionais de saúde, a continuidade deste estudo é imperativa, pelo que será replicado em 2024.

Palavras-chave : Síndrome de Burnout; Ansiedade; Depressão; Stress; Saúde Ocupacional; Medicina do Trabalho.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )