SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14CANCRO GÁSTRICO ASSOCIADO AO TRABALHO índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Saúde Ocupacional online

versão impressa ISSN 2183-8453

Resumo

PITA, D et al. EM MOVIMENTO PELA PROMOÇÃO DA SAÚDE. RPSO [online]. 2022, vol.14, esub371. ISSN 2183-8453.  https://doi.org/10.31252/rpso.24.12.2022.

INTRODUÇÃO:

Os locais de trabalho são considerados pela Organização Mundial de Saúde como um dos locais prioritários para o desenvolvimento de ações de promoção da saúde, designadamente no âmbito das práticas de trabalho e de estilos de vida saudáveis (como a atividade física, a prevenção da obesidade, do stress profissional, das lesões músculo-esqueléticas, entre outras).

OBJETIVO:

É feita uma revisão da literatura científica atual sobre a atividade física com intuito de contribuir para a implementação e aperfeiçoamento de políticas voltadas para a promoção da saúde no local de trabalho, aumentando assim os seus potenciais benefícios.

MATERIAIS E MÉTODOS:

Realizou-se uma revisão de artigos científicos e orientações sobre a promoção da saúde, nomeadamente sobre atividade física em contexto ocupacional. Utilizaram-se como principais bases de dados Pubmed, UpToDate e Clinical Key, World Health Organization e a Direção-Geral da Saúde. A pesquisa foi feita utilizando os termos MeSH: “physical activity”, “health promotion”, “occupational health”. Incluíram-se publicações entre o ano 2000 e 2022 escritos em inglês, português ou espanhol.

DISCUSSÃO:

À luz da nova evidência científica, toda a atividade física, independentemente da duração consecutiva de cada período de prática, tem impactos positivos na saúde. Isto implica uma adaptação na forma de comunicar sobre atividade física e como esta é percecionada, traduzindo naturalmente uma maior flexibilização dos comportamentos e o potencial para a integração destes, em diferentes momentos e contextos.

CONCLUSÃO:

A recente caracterização da atividade física como algo de fácil integração no dia-a-dia, independentemente da sua duração, vem trazer uma nova visão na abordagem à promoção da atividade física impondo a adaptação de estratégias e políticas promotoras desta área, nomeadamente a nível ocupacional.

Palavras-chave : atividade física; promoção da saúde; saúde pública; saúde ocupacional; prevenção; trabalho.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )