SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15CARACTERIZAÇÃO DO PERFIL DE DOENÇAS PROFISSIONAIS NOTIFICADAS NUM HOSPITAL TERCIÁRIO PORTUGUÊS ENTRE 2012 E 2021COVID-19 EM PROFISSIONAIS DE SAÚDE- RETRATO INICIAL DE UM HOSPITAL CENTRAL índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Saúde Ocupacional online

versão impressa ISSN 2183-8453

Resumo

COSTA, D. DESENVOLVIMENTO DA VERSÃO PORTUGUESA DO QUESTIONÁRIO ESF-1: RASTREIO PARA SINDROME METABÓLICA. RPSO [online]. 2023, vol.15, esub0378. ISSN 2183-8453.  https://doi.org/10.31252/rpso.28.01.2023.

Introdução:

A Síndrome Metabólica é umclusterde alterações, consequência de um continuum de resistência à insulina e inflamação crónica, sendo um fator predisponente para o desenvolvimento de várias patologias, entre elas a Diabetes Mellitus tipo 2 e doenças cardiovasculares. Devido aos desafios inerentes à organização de rastreios em grandes populações, e de nem sempre existirem parâmetros bioquímicos recentes disponíveis nos diferentes contextos, verifica-se uma tendência para o recurso a técnicas simples e custo-efetivas, como os questionários de aplicação rápida. As vantagens prendem-se com a facilidade de administração, o tempo relativamente curto, a dispensa de colheitas de sangue e menores custos associados. Existem vários instrumentos validados para rastreio de síndrome metabólica, embora nenhum seja ainda utilizado em Portugal. Um dos disponíveis é o “Encuesta de Identificación de Sujetos Metabólicamente Comprometidos en Fase-I”, sendo que o presente trabalho objetiva produzir uma versão adaptada linguística e culturalmente para a língua portuguesa, mantendo equivalência conceitual da original.

Metodologia:

Para a tradução, foram seguidos os procedimentos padronizados pelo Patient Reported Outcome Consortium (Preparação, Tradução, Reconciliação, Retrotradução, Harmonização, Revisão, Entrevista Cognitiva, Análise, Revisão Final).

Análise Crítica:

A ferramenta traduzida foi aplicada a uma amostra por conveniência da população-alvo constituída por cinco indivíduos, tendo-se verificado uma fácil compreensão e aplicação, com boa aceitabilidade, tendo apenas a necessidade de pequenos ajustes face a duas questões.

Conclusão:

A presente ferramenta poderá ser aplicada em contexto clínico e/ou comunitário para rastreio da síndrome metabólica, revelando-se de especial interesse nos serviços de saúde ocupacional, uma vez que é no trabalho onde a população permanece o maior período da sua vida adulta, otimizando recursos e fomentando um encaminhamento e tratamento cada vez mais precoces.

Palavras-chave : Síndrome Metabólica; Ferramenta de rastreio; Saúde Ocupacional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )