SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15DESENVOLVIMENTO DA VERSÃO PORTUGUESA DO QUESTIONÁRIO ESF-1: RASTREIO PARA SINDROME METABÓLICACARATERIZAÇÃO DOS ACIDENTES DE TRABALHO NUM HOSPITAL TERCIÁRIO PORTUGUÊS ENTRE 2017 E 2022 índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Saúde Ocupacional online

versão impressa ISSN 2183-8453

Resumo

PITA, D et al. COVID-19 EM PROFISSIONAIS DE SAÚDE- RETRATO INICIAL DE UM HOSPITAL CENTRAL. RPSO [online]. 2023, vol.15, esub376. ISSN 2183-8453.  https://doi.org/10.31252/rpso.04.02.2023.

Introdução:

A COVID-19, doença causada pelo novo coronavírus- síndrome respiratória aguda-grave 2, foi identificada pela primeira vez na China, em dezembro de 2019. A doença foi reconhecida pela Organização Mundial de Saúde como pandemia, no dia 11 de março de 2020. Este trabalho caracteriza os casos confirmados num Hospital Central, contribuindo para a criação de medidas de prevenção mais eficientes.

Metodologia:

Foi realizado um estudo observacional, incluindo todos os profissionais de saúde de um Hospital Central que constituíram casos confirmados para COVID-19, entre o dia 2 de março e 31 de dezembro de 2020. Os dados obtidos foram tratados e analisados com o programa informático Microsoft Excel.

Resultados:

Contabilizaram-se 723 profissionais infetados. Observou-se um pico de casos no mês de março e outro em dezembro. Os casos foram mais frequentes no género feminino (76%) e em profissionais até aos 45 anos. A categoria de enfermagem foi a mais atingida em termos absolutos e relativos. Os serviços de medicina interna, serviço de urgência, infeciologia e cirurgia registaram o maior número de infeções. A maioria dos casos apresentava-se sintomático à data do diagnóstico. Do total da amostra, cinco profissionais tiveram necessidade de internamento, sendo que um acabou por falecer.

Discussão dos resultados e conclusões:

A frequência de casos de COVID-19 entre os profissionais de saúde parece ser, com base neste estudo, bastante superior à população em geral. Face aos dados obtidos, poderá existir benefício na implementação de protocolos que incluam testagem periódica dos profissionais de saúde sobretudo em serviços de maior risco de infeção e/ou de maior vulnerabilidade dos doentes, permitindo o controlo dos casos assintomáticos e, desta forma, quebrar possíveis cadeias de transmissão.

Palavras-chave : COVID-19; SARS-CoV-2; profissionais de saúde; pandemia; saúde ocupacional; medicina do trabalho.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )