SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15SATISFAÇÃO LABORALCANCRO DA BEXIGA ASSOCIADO AO TRABALHO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Portuguesa de Saúde Ocupacional online

versión impresa ISSN 2183-8453

Resumen

SANTOS, M; ALMEIDA, A  y  LOPES, C. CANCRO HEMATOPOIÉTICO ASSOCIADO AO TRABALHO. RPSO [online]. 2023, vol.15, esub0385. ISSN 2183-8453.  https://doi.org/10.31252/rpso.04.03.2023.

Introdução/enquadramento/objetivos:

As patologias oncológicas hematopoiéticas podem estar associadas a algumas condições de trabalho. A bibliografia sobre o tema não é muito exaustiva ou robusta e, por isso, os conhecimentos associados não estão muito desenvolvidos entre os profissionais da área e e/ou trabalhadores/chefias/empregadores. Pretende-se com esta revisão resumir o que de mais recente e pertinente se publicou sobre o tema.

Metodologia:

Trata-se de uma Revisão Bibliográfica, iniciada através de uma pesquisa realizada em janeiro de 2022 nas bases de dados “CINALH plus with full text, Medline with full text, Database of Abstracts of Reviews of Effects, Cochrane Central Register of Controlled Trials, Cochrane Database of Systematic Reviews, Cochrane Methodology Register, Nursing and Allied Health Collection: comprehensive, MedicLatina e RCAAP”.

Conteúdo:

Em ambiente laboral os agentes químicos mais relevantes (em relação à leucemia) são o benzeno, tetracloroetileno, estireno, clorofenois, aminas aromáticas, creosoto, crómio, arsénio, óxido de etileno, asbestos, agentes antineoplásicos e pesticidas.

A International Agency for Research on Cancer (IARC) identificou mais de cem agentes químicos carcinogénicos e, destes, cerca de um quarto aumenta o risco de leucemia e linfoma. Esta entidade classifica o butadieno e o formaldeído (usados na indústria da produção de plástico, borracha e têxtil, por exemplo), como inseridos no grupo 1, ou seja, cancerígenos para humanos; ela publicou ainda que o benzeno, óxido de etileno, alguns pesticidas e o formaldeído como provavelmente ligados à leucemia (grupo 2a); bem como alguns tipos de radiação.

Esta instituição salientou a existência de um maior risco hematopoiético relacionado com as atividades profissionais associadas à construção naval, produção de calçado e borracha, ainda que as conclusões não sejam consensuais entre investigadores. Por sua vez, o trabalho de limpeza de chaminés demonstrou estar associado a todos os tipos de cancro hematopoiético.

Discussão e Conclusões:

Existem alguns fatores de risco com associação suspeita ou comprovada em relação à etiologia de algumas patologias oncológicas hematopoiéticas. É fundamental que os profissionais do setor adquiram conhecimentos mínimos relativos ao que a escassa bibliografia descreve, de forma a ser possível planear medidas de proteção coletiva e individual que consigam atenuar o risco. Seria também interessante que algumas equipas de saúde e segurança ocupacionais, a exercer em instituições com trabalhadores expostos a estas condições de trabalho, conseguissem investigar o tema, lançando para a bibliografia dados inovadores e/ou mais completos dos que o que estão presentemente publicados.

Palabras clave : cancro hematopoiético; leucemia; linfoma; mieloma múltiplo; saúde ocupacional e medicina do trabalho.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )