SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15LARYNX CANCER AND WORKEVIDENCE ON PSYCHOSOCIAL RISKS AND TELEWORKING author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Saúde Ocupacional online

Print version ISSN 2183-8453

Abstract

SANTOS, M; ALMEIDA, A  and  LOPES, C. CANCRO DA TIROIDE E TRABALHO. RPSO [online]. 2023, vol.15, esub0389. ISSN 2183-8453.  https://doi.org/10.31252/rpso.2023.04.07.

Introdução/enquadramento/objetivos:

O estudo entre algumas doenças oncológicas e a eventual etiologia laboral tem vindo a aumentar. Nesse sentido é lícito averiguar se o Cancro da Tiroide pode estar associado a determinadas caraterísticas ocupacionais, de forma a que as equipas de saúde e segurança laborais possam realizar com eficácia o seu trabalho. Assim, é objetivo desta revisão reunir o máximo de evidência científica sobre o fenómeno, para potenciar um ambiente laboral mais saudável e seguro.

Metodologia:

Realizou-se uma Revisão Bibliográfica, tendo a pesquisa sido realizada em janeiro de 2022, nas bases de dados “CINALH plus with full text, Medline with full text, Database of Abstracts of Reviews of Effects, Cochrane Central Register of Controlled Trials, Cochrane Database of Systematic Reviews, Cochrane Methodology Register, Nursing and Allied Health Collection: comprehensive, MedicLatina e RCAAP”.

Conteúdo:

Nas últimas décadas esta patologia aumentou para o triplo, passando a ser um dos cancros mais frequentes em alguns países, o que poderá associar-se à existência de uma maior vigilância médica e exames auxiliares de diagnóstico mais regulares, até porque a generalidade das lesões detetadas são cada vez mais pequenas e precoces; contudo, também se acredita que o aumento da incidência pode ser real devido, principalmente, à radiação ionizante e agravamento do índice de Massa Corporal.

Discussão e Conclusões:

As circunstâncias laborais que parecem estar mais associadas são a radiação ionizante, bem como algumas poeiras e agentes químicos presentes em zonas de demolições/queda de edifícios e/ou mercúrio, ainda que sem consenso total entre investigadores.

Será necessário realizar mais estudos para comprovar a etiologia de origem laboral, o que só será possível se as equipas de Saúde e Segurança Ocupacionais estiverem atentas ao problema e realizem estudos epidemiológicos para averiguar essa potencial causalidade.

Keywords : cancro da tiroide; cancro tiroideu; radiação ionizante; saúde ocupacional; medicina do trabalho e segurança no trabalho.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )