SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15CANCRO DA TIROIDE E TRABALHOCANCRO TESTICULAR E TRABALHO índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Saúde Ocupacional online

versão impressa ISSN 2183-8453

Resumo

SOBRAL, J; QUENTAL, C  e  PEIXOTO, J. EVIDÊNCIAS SOBRE OS RISCOS PSICOSSOCIAIS E O TELETRABALHO. RPSO [online]. 2023, vol.15, esub0390. ISSN 2183-8453.  https://doi.org/10.31252/rpso.2023.04.15.

Introdução:

O Teletrabalho é uma realidade para muitos indivíduos em todo o mundo e, embora possua vantagens, existem estudos recentes que indicam que pode ter um impacto negativo na saúde mental dos trabalhadores, aumentando o risco de ansiedade, depressão e stresse.

Metodologia:

​​Foi efetuada uma pesquisa da literatura, realizada em março de 2023, nas bases de dados Scopus, SciELO, PePSIC, PsycInfo, PubMed, Applied Social Sciences Index and Abstracts (ASSIA) e Web of Science.

Conteúdo:

O Teletrabalho permite a execução de tarefas laborais sem a necessidade de deslocação física para o local de emprego. É uma prática que tem vantagens como maior flexibilidade, autonomia, redução de custos e aumento da produtividade, mas também pode apresentar desvantagens e riscos psicossociais para os funcionários. A pandemia da COVID-19 foi um marco revolucionário em diversas vertentes a nível mundial e, neste contexto em particular, traduziu-se numa adoção massiva do modelo de Teletrabalho por várias empresas. Contudo, é imperativo definir estratégias de prevenção dos riscos psicossociais e implementar um modelo sustentável de forma a assegurar o bem-estar físico e psicológico dos indivíduos. Os artigos selecionados destacam como principais fatores de risco psicossociais o conflito “trabalho-família” e a intensidade e exigência do mesmo.

Discussão/ Conclusão:

É importante que todos os profissionais de saúde, e em particular os médicos do trabalho, reconheçam os principais riscos psicossociais associados ao Teletrabalho. Só através do desenvolvimento e implementação medidas preventivas será possível minimizar as consequências do mesmo e garantir um ambiente saudável para todos os funcionários.

Palavras-chave : Riscos psicossociais; Teletrabalho; Saúde Ocupacional; Saúde Mental; Medicina do Trabalho; Enfermagem do Trabalho.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )