SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15CANCRO DA MAMA ASSOCIADO AO TRABALHOALERGIA AO “LÁTEX” EM CONTEXTO OCUPACIONAL índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Saúde Ocupacional online

versão impressa ISSN 2183-8453

Resumo

SANTOS, M; ALMEIDA, A  e  LOPES, C. CANCRO DE FÍGADO ASSOCIADO AO TRABALHO. RPSO [online]. 2023, vol.15, esub0394. ISSN 2183-8453.  https://doi.org/10.31252/rpso.06.05.2023.

Introdução/enquadramento/objetivos:

Existem estudos que alertam para a possibilidade de a incidência de Cancro de Fígado estar aumentada em trabalhadores de alguns setores profissionais. Essa informação é, no entanto, sumária, podendo não estar disponível para as equipas de Saúde e Segurança Ocupacional, de forma a tomarem medidas nos locais de trabalho de maior risco e/ou estudarem a incidência desse fenómeno. Assim, objetivou-se com este trabalho resumir os dados mais relevantes sobre este tema, de modo a potenciar o desenvolvimento de ambientes laborais mais saudáveis e seguros.

Metodologia:

Realizou-se uma pesquisa bibliográfica, em janeiro de 2022, nas bases de dados “CINALH plus with full text, Medline with full text, Database of Abstracts of Reviews of Effects, Cochrane Central Register of Controlled Trials, Cochrane Database of Systematic Reviews, Cochrane Methodology Register, Nursing and Allied Health Collection: comprehensive, MedicLatina e RCAAP”, da qual resultou um estudo de Revisão Bibliográfica.

Conteúdo:

O Cancro do Fígado é o quinto ou sexto mais frequente a nível mundial e o segundo mais mortal, com cerca de 750.000 casos/ano. 80% dos casos ocorrem na Ásia e África subsariana e apenas 8% em países desenvolvidos.

A nível ocupacional poderá existir relação com a exposição a Aflotoxinas, Pesticidas, Hidrocarbonetos Aromáticos Policíclicos, Cloreto de Vinilo e alguns vírus.

Discussão e Conclusões:

Existe alguma evidência de que o Cancro do Fígado pode estar associado ao contato com alguns agentes químicos e biológicos, contudo ainda não é possível estabelecer, de forma irrefutável, a sua relação com os ambientes laborais.

As estatísticas evidenciadas neste estudo não revelam dados de Portugal, pelo que seria interessante conhecer melhor a realidade nacional e averiguar a existência de relações eventuais entre os casos de doença oncológica hepática e os seus locais de trabalho.

Palavras-chave : cancro do fígado; cancro hepático; saúde ocupacional; medicina do trabalho e segurança no trabalho.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )