SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15LIVER CANCER ASSOCIATED TO WORKRENAL CANCER ASSOCIATED TO WORK author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Saúde Ocupacional online

Print version ISSN 2183-8453

Abstract

VALE, P et al. ALERGIA AO “LÁTEX” EM CONTEXTO OCUPACIONAL. RPSO [online]. 2023, vol.15, esub395. ISSN 2183-8453.  https://doi.org/10.31252/rpso.27.05.2023.

Introdução/enquadramento/objetivos:

A alergia ao látex foi reconhecida como um problema de saúde generalizado, assumindo proporções graves nos anos 90. Apesar das medidas preventivas diminuírem de forma acentuada a sua incidência, estudos mais recentes revelaram que continua a ser um importante problema de saúde em grupos populacionais selecionados, denominados de risco e em determinados países, sobretudo aqueles em desenvolvimento porque persistem desafios relacionados à prevenção e à conscientização. Assim, o objetivo desta revisão foi fornecer uma compilação abrangente do estado atual das alergias profissionais ao látex.

Metodologia:

Realizou-se uma Revisão Bibliográfica, em janeiro de 2023, nas bases de dados Pubmed/Medline, Cochrane Library, Evidence based Medicine, Canadian Medical Association, Practice Guidelines e National Guideline Clearinghouse.

Conteúdo:

A exposição repetida ao látex em contexto ocupacional, pode levar à sensibilização dos trabalhadores com impacto clínico e socioeconómico importante. Aqui, resumem-se vários aspetos relacionados com a alergia ao látex, desde prevalência, grupos de risco, alergénios do látex, abordagem diagnóstica, prevenção e tratamento.

Discussão e Conclusões:

A história da alergia ao látex demonstrou que existem alergénios potentes, como as proteínas do látex natural, que podem causar uma rápida sensibilização mediada por imunoglobulina E e alergia clínica, atingindo proporções graves em populações altamente expostas. A exposição ocupacional, influencia de modo determinante o perfil de sensibilização alergénica, com importantes consequências clínicas e terapêuticas. A eficácia das medidas de prevenção secundária parece ser limitada, pelo que é fundamental a instituição precoce de medidas de prevenção primária nos indivíduos pertencentes a grupos de risco, no sentido de evitar ou minimizar a exposição a alergénios do látex.

Keywords : Alergia ao látex; Doenças ocupacionais; Hipersensibilidade ao látex; Látex de borracha natural; Luvas de látex; Medicina do trabalho; Profissionais de saúde; Saúde ocupacional.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )