SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15ALERGIA AO “LÁTEX” EM CONTEXTO OCUPACIONALCANCRO DO OVÁRIO ASSOCIADO AO TRABALHO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Portuguesa de Saúde Ocupacional online

versión impresa ISSN 2183-8453

Resumen

SANTOS, M; ALMEIDA, A  y  LOPES, C. CANCRO RENAL ASSOCIADO AO TRABALHO. RPSO [online]. 2023, vol.15, esub0396. ISSN 2183-8453.  https://doi.org/10.31252/rpso.13.05.2023.

Introdução/enquadramento/objetivos:

Existem vários cancros que podem ter associação com algumas caraterísticas do Trabalho. Em relação à patologia oncológica do Rim, não se encontram muitas publicações. Foi objetivo desta revisão fazer uma síntese do que foi até hoje relatado sobre o assunto, de modo a potenciar o desempenho das Equipas de Saúde e Segurança Ocupacionais a atuar em setores possivelmente visados.

Metodologia:

Trata-se de uma Revisão Bibliográfica, iniciada através de uma pesquisa realizada em janeiro de 2022 nas bases de dados “CINALH plus with full text, Medline with full text, Database of Abstracts of Reviews of Effects, Cochrane Central Register of Controlled Trials, Cochrane Database of Systematic Reviews, Cochrane Methodology Register, Nursing and Allied Health Collection: comprehensive, MedicLatina e RCAAP”.

Conteúdo:

O Cancro Renal, a nível de etiologia não ocupacional, poderá estar associado a tabaco, obesidade e hipertensão arterial (ou seja, síndroma metabólico), bem como Doença Renal Quística, sexo masculino, idade mais avançada, etnia negra e antecedentes familiares. Acredita-se que o tabaco possa justificar 20 a 30% desta patologia em homens e 10 a 20% nas mulheres; sendo a relação dose-dependente. Também a associação com a hipertensão arterial parece ser dose-dependente e mais intensa acima de 160 e 100 mmHg para a sistólica e diastólica, respetivamente.

Existem várias condições laborais com capacidade de potenciar o Cancro Renal; ainda assim, por vezes, os estudos não consideram a eventual influência de variáveis enviesadoras, como o tabagismo, incluindo passivo.

Discussão e Conclusões:

Ainda que sem consenso absoluto, esta patologia parece ficar potenciada com a exposição ao Radão/Urânio, Asbestos, Pesticidas, derivados dos Combustíveis e Agentes Químicos diversos (como o tri e o tetracloroetileno, dinitrotolueno e o chumbo). Assim, os setores profissionais mais visados poderão ser a mineração; construção civil e naval, setor das demolições; agricultura; produção, embalamento e distribuição de agentes químicos relevantes; refinarias e postos de abastecimento; bem como a limpeza a seco, indústria gráfica, mecânica de carros e aviões, manutenção, metalurgia, motoristas e pavimentadores de estrada.

Seria pertinente que algumas equipas de Saúde e Segurança Ocupacionais iniciassem projetos de investigação neste contexto, para posterior divulgação das conclusões, de modo a fazer progredir o conhecimento e proporcionar um ambiente laboral mais saudável e seguro.

Palabras clave : cancro do rim; cancro renal; saúde ocupacional; medicina do trabalho e segurança no trabalho.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )