SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16CARACTERIZAÇÃO DAS DOENÇAS PROFISSIONAIS NOTIFICADAS NUM HOSPITAL TERCIÁRIO PORTUGUÊS ENTRE 2011 E 2022ABORDAGEM DA SAÚDE OCUPACIONAL PERANTE SURTOS DE ESCABIOSE índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Saúde Ocupacional online

versão impressa ISSN 2183-8453

Resumo

GARCIAS, G et al. ALERGÉNIOS E ASMA OCUPACIONAL NA PANIFICAÇÃO: UMA REVISÃO DA LITERATURA. RPSO [online]. 2023, vol.16, esub0400. ISSN 2183-8453.  https://doi.org/10.31252/rpso.22.07.2023.

Introdução/enquadramento/objetivos:

A “Asma do Padeiro” é um tipo de asma ocupacional frequente na indústria da panificação, relacionada com a inalação de alergénios presentes no ambiente de trabalho. É uma doença que produz elevadas taxas de absentismo e incapacidade temporária (“baixa médica”). Este estudo objetivou agregar informação acerca da presença de alergénios presentes no setor da panificação que podem desencadear asma ocupacional, com o intuito de potenciar a intervenção dos serviços de saúde ocupacional.

Metodologia:

Foi realizada uma revisão da literatura, onde foram incluídos estudos encontrados nas bases de dados online SciELO.Org, RCAAP, CINAHL, MEDLINE e MedicLatina, com pesquisa realizada entre janeiro e março de 2022, com as palavras-chave “Baker”, “Occupational Asthma” e “Allergens”. Foram definidos como critérios de inclusão os artigos de texto integral publicados nos últimos cinco anos, em inglês, português ou espanhol. A questão protocolar desta revisão é: “Quais os alergénios suscetíveis de desencadear asma ocupacional na área da panificação, bem como os comportamentos preventivos a adotar?”.

Conteúdo:

A asma do padeiro é um dos tipos mais comuns de asma de origem profissional associada à exposição ao pó da farinha e aos alergénios contidos na mesma. A exposição persistente a alergénios transportados pelo ar pode resultar na iniciação ou agravamento da asma, bem como sintomatologia ocular e/ou nasal. Verifica-se uma forte relação entre asma ocupacional e os trabalhadores expostos ao pó de farinha de cereais, bem como alguns comportamentos adotados pelos trabalhadores da panificação, como fatores de risco. São identificados como principais alergénios aqueles que estão presentes no pó das farinhas de trigo, centeio, cevada, milho, aveia e soja, bem como o ovo, leite, trigo sarraceno, sementes de sésamo, frutos secos e leveduras presentes no fermento, como potenciadores do desenvolvimento de asma ocupacional no setor da panificação.

Conclusões:

A revisão sobre os alérgenos e asma ocupacional é importante para a saúde dos trabalhadores que inalam continuamente o pó da farinha. É importante a identificação dos alérgenos que causam asma do padeiro, pois pode ajudar a melhorar o diagnóstico e os tratamentos desta doença e programas de prevenção. As intervenções no local de trabalho, através da introdução de medidas preventivas (incluindo proteção individual e coletiva), educação para a saúde e treino adequado dos trabalhadores, destinadas a reduzir a exposição aos alergénios, contribuem para reduzir a incidência de asma ocupacional.

Palavras-chave : Asma Ocupacional; Alergénios; Padeiro; Enfermagem do Trabalho; Medicina do Trabalho; Saúde Ocupacional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )