SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16ABORDAGEM DA SAÚDE OCUPACIONAL PERANTE SURTOS DE ESCABIOSE índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Portuguesa de Saúde Ocupacional online

versión impresa ISSN 2183-8453

Resumen

SILVA, M; FRANZ, L  y  BEMVENUTI, R. INFLUÊNCIA DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO NOS RISCOS PSICOSSOCIAIS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA. RPSO [online]. 2023, vol.16, esub0410. ISSN 2183-8453.  https://doi.org/10.31252/rpso.13.08.2023.

Introdução

As diversas mudanças ocorridas nas últimas décadas têm afetado diretamente a saúde dos trabalhadores, destacando-se os riscos psicossociais, que causam adoecimento físico ou psicológico. Os fatores de riscos psicossociais são importantes no processo de cuidado da saúde, incluindo a forma como o labor é organizado, os arranjos de tempo são determinados, as relações sociais ocorrem e o conteúdo e a carga de trabalho são estruturadas, em termos de demandas mentais e sociais, para cada trabalhador.

Objetivo

Verificar a influência da organização do trabalho nos riscos psicossociais de trabalhadores.

Metodologia

Foi realizada uma revisão sistemática da literatura utilizando Methodi Ordinatio, o qual permitiu fazer o ranqueamento dos trabalhos relevantes sobre o tema. Foram selecionados treze trabalhos para uma análise aprofundada.

Resultados

A taxa de transtornos mentais e comportamentais é maior, respetivamente, nos estados brasileiros do Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Bahia, São Paulo e Paraná; sendo os trabalhadores da administração pública os mais acometidos. Ficou demonstrado que as principais causas dos riscos psicossociais estão relacionadas com a jornada de trabalho (turnos prolongados e ritmo de trabalho intenso), seguida de falta de recursos e problemas de relações interpessoais.

Discussão e conclusão

As medidas de prevenção aos riscos psicossociais vão depender da situação com a qual o risco se associa, sendo de grande importância a intervenção organizacional na prevenção e gestão desses riscos.

Palabras clave : Ergonomia; Riscos Psicossociais; Medicina do Trabalho; Saúde Ocupacional; Segurança no Trabalho..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )