SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16OS PAIS NO LOCAL DE TRABALHO- GUIA PRÁTICODERMATITE DE CONTATO ALÉRGICA OCUPACIONAL A MÚLTIPLOS AGENTES NUM CANALIZADOR índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Portuguesa de Saúde Ocupacional online

versión impresa ISSN 2183-8453

Resumen

LEITAO, M et al. QUAIS OS BENEFÍCIOS QUE EXISTEM NA IMPLEMENTAÇÃO DE UM SERVIÇO SAÚDE OCUPACIONAL INTERNO NUMA PEQUENA/MÉDIA EMPRESA. RPSO [online]. 2023, vol.16, esub0422. ISSN 2183-8453.  https://doi.org/10.31252/rpso.23.12.2023.

Introdução:

Portugal é um país em que mais de 90% das empresas são pequenas/médias dimensão. Em 2017 o país apresentou os valores mais preocupantes face à prevalência de doenças ocupacionais e estas podem influenciar o desempenho laboral.

A saúde ocupacional poderá ter um contributo importante para minimizar esta situação, assim como o impacto das doenças relacionadas com o trabalho.

Métodos:

Revisão sistemática da literatura, conduzida pelas diretrizes PRISMA e utilizando a estratégia PICo. Foi realizada pesquisa bibliográfica nas bases de dados Pub MED, Web of Science, durante os meses de maio e junho de 2022, utilizando as palavras-chave: “occupational health” AND “enterprises” AND “benefits”.

Resultados:

Foram selecionados seis artigos que analisaram os benefícios da existência de um serviço de saúde ocupacional interno numa pequena/média empresa. Da análise dos estudos selecionados foi possível identificar que a implementação de um serviço de saúde ocupacional interno contribui para prevenir a doença e promover a saúde do trabalhador, a sua produtividade, bem-estar e motivação no trabalho, o que contribui igualmente para uma melhor saúde da comunidade trabalhadora.

Conclusão:

O tema em análise necessita de estudos mais aprofundados, com indicadores objetivos, de forma a obter dados mais robustos. Dos dados apurados, foi possível identificar um conjunto de benefícios associados à existência de um serviço de saúde ocupacional interno numa pequena/média empresa: promoção da cultura de saúde no trabalho, melhoria no desempenho da segurança, diminuição dos custos em acidentes de trabalho e seguros, motivação dos trabalhadores para um desempenho positivo, menor absentismo, maior produtividade, melhoria da qualidade, custos mais baixos com cuidados de saúde, atração de melhores talentos/melhoria da imagem pública, menor rotatividade, menor desperdício, maior retorno dos investimentos, aumento da eficiência e aumento da rentabilidade económica.

Palabras clave : saúde ocupacional; empresas e benefícios.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )