SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16EXPOSIÇÃO POR PICADA ACIDENTAL AO VÍRUS LINFOTRÓPICO DA CÉLULA HUMANA - A PROPÓSITO DE UM CASO CLÍNICO índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Saúde Ocupacional online

versão impressa ISSN 2183-8453

Resumo

FERREIRA, J et al. PNEUMOCONIOSES: QUANDO O TRABALHO IMPOSSIBILITA TRABALHAR. RPSO [online]. 2023, vol.16, esub0419. ISSN 2183-8453.  https://doi.org/10.31252/rpso.11.11.2023.

Enquadramento

As pneumoconioses são doenças pulmonares causadas pela inalação de poeiras minerais, partículas orgânicas e inorgânicas, gases e vapores químicos, com consequente inflamação pulmonar e fibrose. Os indivíduos são geralmente expostos em ambiente laboral, pelo que na sua maioria são consideradas doenças ocupacionais. Estas patologias podem manifestar-se de forma ligeira e transitória, ou terem um curso crónico e agressivo, com necessidade de tratamento de última linha, como o transplante pulmonar.

Descrição do caso

Descrevemos o caso de uma mulher de 46 anos de idade com história de exposição ocupacional a sílica, sendo operária numa fábrica de corte de pedra (quartzo) há 25 anos e que possuía como animais domésticos periquitos. Apresentava uma clínica de dispneia de esforço, de agravamento progressivo, com um ano de evolução, que resultou no diagnóstico de silicose e alveolite alérgica extrínseca (AAE). Descrevemos o acompanhamento e seguimento terapêutico.

Discussão

A silicose, uma das principais doenças pulmonares ocupacionais, é causada pela inalação de dióxido de silício cristalino. Representa uma doença progressiva, com fibrose pulmonar irreversível e declínio gradual da função pulmonar. A AAE é uma doença pulmonar intersticial caracterizada por uma reação imunológica no parênquima pulmonar em resposta à inalação repetitiva de um alergénio, causando sensibilização. O diagnóstico destas entidades é geralmente clínico e baseado especialmente na história ocupacional/ ambiental, sendo complementado por imagiologia sugestiva. O tratamento é maioritariamente de suporte, ponderando-se o transplante pulmonar na doença terminal.

Conclusão

Este caso clínico enfatiza o papel essencial da prevenção, nomeadamente, na gestão da exposição no local de trabalho e na implementação de medidas de proteção. Salienta ainda o importante papel do Médico de Família, pela sua abordagem biopsicossocial, na educação para a saúde, no diagnóstico precoce destas patologias e na prevenção da progressão da doença e desenvolvimento de complicações, associadas a elevada morbimortalidade.

Palavras-chave : Pneumoconioses; Silicose; Alveolite alérgica extrínseca; Doença pulmonar ocupacional; Risco laboral e ambiental; Medicina e Segurança do Trabalho..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )