SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17EVALUATION OF PSYCHOSOCIAL RISK FACTORS IN HEALTHCARE PROFESSIONALS IN A CENTRAL HOSPITAL CENTERPSYCHOLOGY APPLIED TO HEALTHCARE WORKERS: THE EXPERIENCE OF AN OCCUPATIONAL HEALTH SERVICE IN A HOSPITAL CENTER OF LISBON author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Saúde Ocupacional online

Print version ISSN 2183-8453

Abstract

MENESES, C; SANTOS, H  and  TEIXEIRA, J. IMPACTO DA PATOLOGIA DUAL NA CAPACIDADE DE TRABALHO: RELEVÂNCIA DO SETOR DE ATIVIDADE. RPSO [online]. 2024, vol.17, esub0430. ISSN 2183-8453.  https://doi.org/10.31252/rpso.17.02.2024.

Objetivos

Analisar o impacto da Patologia Dual na capacidade de trabalho e verificar se existe relevância com o setor de atividade profissional. A Patologia Dual define-se pela coexistência de uma Adição e de outra patologia psiquiátrica.

Metodologia

Todos os pacientes internados para tratamento na Unidade de Tratamento para Álcool e Novas Dependências do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa, durante seis meses, entre 1 de novembro de 2021 e 30 de abril de 2022, foram selecionados e avaliados quanto a características sociodemográficas e clínicas (idade, género, nível de educação, situação profissional e setor de atividade aquando da admissão, bem como diagnóstico principal à admissão e outras comorbilidades psiquiátricas). Realizada uma análise observacional retrospetiva focada na capacidade de trabalho dos doentes entre aqueles diagnosticados apenas com uma Adição (com ou sem uso de substância) e doentes com o diagnóstico de Patologia Dual.

Resultados

A amostra incluiu 78 pacientes com uma idade média de 51 anos. Destes, 31 foram diagnosticados com uma Adição e 47 com Patologia Dual. Apenas 27% dos pacientes estavam com uma situação profissional ativa aquando da admissão hospitalar, com 15% em situação de incapacidade temporária para o trabalho, 41% em situação de desemprego e 17% na reforma. As principais áreas de atividades presentes na amostra pertenciam a três setores, sendo que 29% dos pacientes trabalhava no setor da restauração, hotelaria, transportes e outros serviços de lazer, 19% no setor da construção e 17% no setor da saúde, educação e serviços sociais. As taxas de desemprego presentes entre pacientes diagnosticados com Adição foram semelhantes à dos pacientes diagnosticados com Patologia Dual. No entanto, 39% dos pacientes com Adição encontravam-se com uma situação profissional ativa, enquanto que apenas 19% dos diagnosticados com Patologia Dual estavam profissionalmente ativos. Observamos ainda que 34% dos pacientes com patologia dual trabalhavam no setor da restauração, hotelaria, transportes e outros serviços de lazer.

Conclusões

Os resultados demonstram que a Patologia Dual pode ter um impacto significativo na capacidade de trabalho da população e sugerem que existem diferenças importantes entre os setores de atividade profissional em pacientes com ou sem o diagnóstico de Patologia Dual, contudo, são necessários estudos mais alargados nesta área.

Keywords : Patologia Dual; Adição/Perturbação Aditiva/Perturbação do Uso de Substância; Perturbação do Uso do Álcool; Medicina do Trabalho e Capacidade de Trabalho..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )