SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue11BULLYING FROM THE PROCEDURALLAW PERSPECTIVECOMMENTARY ON THE JOINT NOTE OF THE COUNCIL OF EUROPE AND THE EUROPEAN UNION AGENCY FOR FUNDAMENTAL RIGHTS, OF MARCH 27, 2020, ON FUNDAMENTAL RIGHTS OF REFUGEES AND MIGRANTS AT THE EUROPEAN BORDERS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Internacional CONSINTER de Direito - Publicação Oficial do Conselho Internacional de Estudos Contemporâneos em Pós-Graduação

Print version ISSN 2183-6396On-line version ISSN 2183-9522

Abstract

MENEZES, Glaucia Milagre  and  FREITAS, Sérgio Henriques Zandona. OS ASPECTOS CONTEMPORÂNEOS DOS PRINCÍPIOS DO CONTRADITÓRIO E DA AMPLA DEFESA NOS PROCESSOS CORRECIONAIS DOESTADO DE MINAS GERAIS. Revista Internacional CONSINTER de Direito [online]. 2020, n.11, pp.237-254.  Epub Dec 18, 2020. ISSN 2183-6396.  https://doi.org/10.19135/revista.consinter.00011.10.

O objetivo do presente artigo é apresentar os aspectos contemporâneos no que tange a observância dos princípios do contraditório e da ampla defesa no Processo Administrativo Disciplinar, em comparação a processualidade do Processo Administrativo de Responsabilização de Pessoa Jurídica, este oriundo da Lei Anticorrupção, e ambos da competência da Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais. São processos diferentes, tendo em vista que visam respectivamente apurar possíveis responsabilidades funcionais e de atos lesivos praticados por empresas, todavia, em ambos possuem o aspecto sancionador. Visando o aprimoramento dos citados princípios no Processo Administrativo Disciplinar mineiro, pretende-se analisar sobre a importância do estudo da contemporaneidade hermenêutica do direito sancionador; diferenças processuais na legislação mineira entre o Processo Administrativo Disciplinar e o Processo Administrativo de Responsabilização de Pessoa Jurídica e as propostas de aprimoramento do Processo Administrativo Disciplinar mineiro. A metodologia será a jurídica-dogmática, utilizando o método hipotético-dedutivo. O marco teórico é a “Teoria constitucionalista do processo” a qual se posiciona pela valoração constitucional dos princípios do contraditório e da ampla defesa, tanto no âmbito judicial quanto no administrativo, em cumprimento ao Estado Democrático de Direito, que impõe em sede administrativa a isonomia entre as partes, Administração Pública e administrados, estando nestes incluídos os servidores públicos e particulares quando demandados em processos sancionadores.

Keywords : Contemporaneidade; Processo Administrativo Disciplinar; Processo Administrativo de Responsabilização de Pessoa Jurídica; Estado Democrático de Direito; Contraditório; Ampla defesa; Aprimoramento..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )