SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue16NEW CAUSES OF DISCRIMINATION AT WORK IN THE LIGHT OF LAW 15/2022, OF 12 JULY, ON EQUAL TREATMENT AND NON-DISCRIMINATIONTHE USE OF NEW TECHNOLOGIES IN THE INJUCTION PHASE: TOOLS FOR AN EFFICIENT JUDICIAL SERVICE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Internacional CONSINTER de Direito - Publicação Oficial do Conselho Internacional de Estudos Contemporâneos em Pós-Graduação

Print version ISSN 2183-6396On-line version ISSN 2183-9522

Abstract

BOCHENEK, Antônio César  and  ELESBON, Salomão Akhnaton Zoroastro Spencer. ODR’S EM CONFLITOS DE CONSUMO: O CONSUMIDOR.GOV.BR PRECISA DE UM NUDGE?. Revista Internacional CONSINTER de Direito [online]. 2023, n.16, pp.447-468.  Epub Dec 01, 2023. ISSN 2183-6396.  https://doi.org/10.19135/revista.consinter.00016.20.

Este artigo objetiva estudar o “Consumidor.gov.br”, plataforma pública on-line de resolução de disputas (ODR), e o seu potencial como instrumento preventivo das lides de consumo. Parte-se da hipótese de que a expansão do serviço no Brasil ainda não cumpriu o desiderato de refrear a judicialização excessiva e de que ajustes são necessários para ultimar esse escopo. São examinados os dados de utilização da plataforma, em contraste com as informações sobre distribuição processual. À luz da doutrina sobre vieses, heurísticas e “nudges”, propõe-se a utilização de estímulos comportamentais não cogentes para maximizar a adoção da plataforma e a sua eficácia resolutiva. Alternativamente, examinam-se possíveis interações entre as plataformas de ODR e o processo judicial, que poderiam servir ao mesmo objetivo dissuasório da judicialização exacerbada.

Keywords : Consumidor.gov.br; resolução de disputas on-line; nudges..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )