SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue25Atlas Mnemosyne and Moodboard. The History Art in dialogue with the visual research in DesignBridget Riley and Op Art: Nature, Perception and Representation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Convergências - Revista de Investigação e Ensino das Artes

Print version ISSN 2184-0180On-line version ISSN 1646-9054

Abstract

CAMPOS, Amanda Queiróz. Panorama da indústria de moda catarinense: desafios na valorização estético simbólica dos produtos do vestuário. Revista Convergências [online]. 2020, vol.13, n.25, pp.57-68.  Epub May 31, 2020. ISSN 2184-0180.  https://doi.org/10.53681/c1514225187514391s.25.109.

Este trabalho abordou o conceito de moda, bem como suas relações com as tendências, os produtos e o mercado de moda. De forma aplicada, conduziu-se um estudo teórico bibliográfico moda, vestuário, consumo simbólico e marcas comerciais e também um estudo documental a partir de levantamentos sobre o contexto produtivo têxtil e de confecção do estado de Santa Catarina. Sabe-se que nesse estado, a oferta de produtos baseia-se na crença de um diferencial sobre a qualidade material e técnica, que se mostra ultrapassada pela noção de incremento de valor simbólico, sendo a localidade percebida nacional e internacionalmente como produtora de vestuário e não como produtora de moda. Os processos de simbolização lidam com o patrimônio intangível e positivado construído pelas empresas de moda no processo de identificação e qualificação simbólica. As empresas de moda catarinense devem investir em marcas comerciais, formando identidades fortes e tornando-se referência não somente em qualidade, mas principalmente em criatividade e inovação.

Keywords : Moda; Marca; Cultura comercial; Design de moda; Valorização simbólica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )