SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número25Panorama da indústria de moda catarinense: desafios na valorização estético simbólica dos produtos do vestuárioO papel do gesto na comunicação da expressividade musical - uma experiência para a análise da percepção das dinâmicas durante uma performance de percussão contemporânea. índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Convergências - Revista de Investigação e Ensino das Artes

versão impressa ISSN 2184-0180versão On-line ISSN 1646-9054

Resumo

MANAIA, João Pedro. Bridget Riley e a Op Art: Natureza, Perceção e Representação. Revista Convergências [online]. 2020, vol.13, n.25, pp.69-81.  Epub 31-Maio-2020. ISSN 2184-0180.  https://doi.org/10.53681/c1514225187514391s.25.110.

A exposição - “The Responsive Eye” - de 1965, no Museu de Arte Moderna de Nova Iorque, trouxe a projeção e o reconhecimento à Op Art e também a Bridget Riley. A estética de Bridget Riley, faz parte de um conjunto de práticas experimentais desenvolvidas durante o período pós-guerra, a partir das quais, alguns conceitos não representacionais são explorados e desenvolvidos. A sua arte foca-se em transportar até aos sentidos do observador, as forças imateriais de uma natureza subtil, recém-concebida; uma natureza comandada pela interação da luz, do calor e da energia; uma natureza Einsteiniana da dualidade de onda-partícula; uma natureza de forças invisíveis. Essa natureza, é revelada nos seus trabalhos, através de relações plásticas puras, agrupadas através de uma abordagem fenomenológica, que isola e amplia as formas e as relações essenciais. A sua prática representacional, passou por três estágios evolutivos, que se inter-relacionam: (1) compreensão da natureza da perceção humana, (2) representação da experiência visual e preceptiva da natureza, culminado com (3) a maneira pela qual o seu trabalho reflete a compreensão da natureza.

Palavras-chave : Op Art; Bridget Riley; Elementos da natureza; Padrões.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )