SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue26Every Story Counts! The Importance of Storytelling as a Mythopoetic Engine in Brand Communication“Brace... brace...brace…”: Safety cards, a design history overview for (another) visual culture. author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Convergências - Revista de Investigação e Ensino das Artes

Print version ISSN 2184-0180On-line version ISSN 1646-9054

Abstract

MAGRO JUNIOR, José Carlos  and  SILVA, João Carlos Riccó Plácido da. Design Thinking em processos de ensino contemporâneos. Revista Convergências [online]. 2020, vol.13, n.26, pp.23-30.  Epub Nov 30, 2020. ISSN 2184-0180.  https://doi.org/10.53681/c1514225187514391s.26.14.

O ensino sempre se apropriou de conceitos da antiguidade para desenvolver seus métodos pedagógicos. A sociedade contemporânea teve mudanças no contexto social e interação humano, o aparecimento das novas tecnologias e do mundo conectado desenvolveu gerações que necessitam de outras formas de informação, que estão além das tradicionais. Este fator cria a necessidade do desenvolvimento de novos métodos de ensino, que se utilizem de novas ferramentas para aperfeiçoar as formas pedagógicas. O presente trabalho busca apresentar o Design Thinking como um método que auxilie a reflexão sobre o atual cenário do ensino, apresentando novas abordagens para serem utilizadas em sala de aula. Para tal utiliza-se de diversas publicações cientificas já validadas e comprovadas traçando um paralelo com as possíveis aplicações dos métodos no ensino. Estes encorajam nos professores novos conteúdos e inter-relações complexas de informação, proporcionando a solução de problemas em grupo e o recebimento de feedbacks dos resultados obtidos permitindo novos processos de ensino-aprendizagem.

Keywords : Design; Design Thinking; Ensino-aprendizagem; Contemporaneidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )