SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número26Every Story Counts! The Importance of Storytelling as a Mythopoetic Engine in Brand Communication"Brace... brace... brace...”[]: Instruções de segurança, (mais) um contributo da história do design para uma (outra) cultura visual índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Convergências - Revista de Investigação e Ensino das Artes

versão impressa ISSN 2184-0180versão On-line ISSN 1646-9054

Resumo

MAGRO JUNIOR, José Carlos  e  SILVA, João Carlos Riccó Plácido da. Design Thinking em processos de ensino contemporâneos. Revista Convergências [online]. 2020, vol.13, n.26, pp.23-30.  Epub 30-Nov-2020. ISSN 2184-0180.  https://doi.org/10.53681/c1514225187514391s.26.14.

O ensino sempre se apropriou de conceitos da antiguidade para desenvolver seus métodos pedagógicos. A sociedade contemporânea teve mudanças no contexto social e interação humano, o aparecimento das novas tecnologias e do mundo conectado desenvolveu gerações que necessitam de outras formas de informação, que estão além das tradicionais. Este fator cria a necessidade do desenvolvimento de novos métodos de ensino, que se utilizem de novas ferramentas para aperfeiçoar as formas pedagógicas. O presente trabalho busca apresentar o Design Thinking como um método que auxilie a reflexão sobre o atual cenário do ensino, apresentando novas abordagens para serem utilizadas em sala de aula. Para tal utiliza-se de diversas publicações cientificas já validadas e comprovadas traçando um paralelo com as possíveis aplicações dos métodos no ensino. Estes encorajam nos professores novos conteúdos e inter-relações complexas de informação, proporcionando a solução de problemas em grupo e o recebimento de feedbacks dos resultados obtidos permitindo novos processos de ensino-aprendizagem.

Palavras-chave : Design; Design Thinking; Ensino-aprendizagem; Contemporaneidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )