SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue26Design and Nature, a complex relationshipActive cities/active children: a planning and pedagogical perspective [] author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Convergências - Revista de Investigação e Ensino das Artes

Print version ISSN 2184-0180On-line version ISSN 1646-9054

Abstract

SEIXOSA, Ana Clara Ferreira  and  CADARSO, Maria. Publicidade de Rua como agente da Identidade Local: Estudo de Caso nas Cidades Japonesas de Kyoto, Osaka e Tokyo. Revista Convergências [online]. 2020, vol.13, n.26, pp.79-90.  Epub Nov 30, 2020. ISSN 2184-0180.  https://doi.org/10.53681/c1514225187514391s.26.36.

O presente estudo demonstra uma possível solução à crescente homogeneização do conceito de “lugar”, no que concerne às marcas e à sua publicidade exterior. Na perspetiva, aqui discutida, as marcas poderiam adotar elementos idiossincráticos da cultura das cidades nas suas campanhas, como forma de se integrarem no “lugar” onde estarão disponíveis, contribuindo para uma melhoria da experiência urbana. Esta abordagem é fundamentada através de uma investigação aplicada, realizada em três cidades japonesas (Kyoto, Osaka e Tokyo), e onde foram analisados aspetos sociológicos, culturais e estéticos da sociedade japonesa. Através de um estudo de campo com base em visual research, foram constituídas amostras distintas para cada cidade, compostas por 180 objetos cada, e examinadas em três fases sequenciais: análise descritiva, análise de conteúdo e análise interpretativa. Os resultados encontrados corroboram as hipóteses levantadas relativas à existência de preferências culturais divergentes na publicidade de rua de cada uma destas três cidades.

Keywords : Identidade local; Publicidade de rua; Preferências culturais; Preferências estéticas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )