SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue26Principles of design applied from the perspective of semiotics and branding: on the path to a model for brand imageryVisual synthesis languages of the DNA of the Star Michelin gastronomic brands. Comparative Case Studies author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Convergências - Revista de Investigação e Ensino das Artes

Print version ISSN 2184-0180On-line version ISSN 1646-9054

Abstract

COSTA, Maria Luísa. Rotas culturais: Património e Sistemas Wayfinding. Revista Convergências [online]. 2020, vol.13, n.26, pp.141-148.  Epub Nov 30, 2020. ISSN 2184-0180.  https://doi.org/10.53681/c1514225187514391s.26.47.

Encontrar o caminho faz parte das necessidades ancestrais do ser humano, como se pode entender de um breve olhar sobre a evolução da sinalética e dos recursos utilizados pelo homem para facilitar o acesso a diferentes lugares. Os objetivos e os métodos diferem, de acordo com as necessidades sociais e culturais e os meios disponíveis em cada época. Hoje, promover o acesso ao conhecimento e fruição do Património é uma necessidade resultante dos processos de globalização e da vontade de manter a sociedade plural e diversa. Neste sentido, promover o diálogo entre Património Material e Imaterial por via de rotas culturais, comunicadas através do design de sistemas wayfinding, constitui uma necessidade para o pleno entendimento de ambos. Assim, o presente artigo aborda a questão da evolução da sinalética, do conceito de Património e da necessidade de promoção do diálogo entre o património material e imaterial, refletindo sobre as diferentes formas de acesso à informação em contexto de sistemas wayfinding.

Keywords : design; património, sinalética, sistemas wayfinding.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )