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Convergências - Revista de Investigação e Ensino das Artes
versão impressa ISSN 2184-0180versão On-line ISSN 1646-9054
Resumo
NOGUEIRA, Ilda M. A. Monteiro. Cor como elemento crucial da obra de arte: Técnicas e pigmentos na criação artística. Revista Convergências [online]. 2021, vol.14, n.28, pp.25-42. Epub 31-Nov-2021. ISSN 2184-0180. https://doi.org/10.53681/c1514225187514391s.28.106.
O presente estudo de natureza teórica e descritiva visa sobretudo o conhecimento e a mestria na manipulação dos diversos materiais pictóricos, fundamentais para a atuação dos pintores. A partir de meados do século XX, alguns artistas procuraram explorar as potencialidades da cor no que diz respeito à materialidade, caráter concreto, e a fisicalidade do seu meio, propiciando o desenvolvimento de singularidades nas conceções de pintura e inovação nas relações cromáticas e espaciais dos objetos pictóricos. Os artistas desenvolveram trabalhos que partem de premissas diferentes: cada um pondera e formaliza as questões da materialidade cromática de maneira diferente, chegando a resultados plásticos muito distintos. O potencial significado das cores pode contribuir para expressar ideias partilhadas ou códigos convencionados, mas também ideias pessoais e idiossincráticas, particular a cada um, manifestando-se a cor como uma metáfora para a tradução e criação de novos significados, ideias, sensações ou lugares, conforme os objetivos da obra. Este estudo pretende demonstrar que a cor é um elemento fundamental da obra de arte, e pode ser utilizada nas várias fases do processo criativo não apenas em fases de comunicação, mas também no processo conceptual e formal do pensamento.
Palavras-chave : Cor; pigmento; técnicas; criatividade; pictórico.