SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue28Research in Design for the health emergency. COVID-19, experiments and relationships to promote new solutions.Where´s the strength of the trademark? An analysis of distinctiveness as a requirement author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Convergências - Revista de Investigação e Ensino das Artes

Print version ISSN 2184-0180On-line version ISSN 1646-9054

Abstract

ALLGAYER, Milena Fernandes  and  KREUTZ, Elizete de Azevedo. Criação e Desenvolvimento de uma Marca de Moda com Propósito. Revista Convergências [online]. 2021, vol.14, n.28, pp.103-120.  Epub Nov 30, 2021. ISSN 2184-0180.  https://doi.org/10.53681/c1514225187514391s.28.116.

A moda, muitas vezes, é vista como algo fútil, direcionada a pessoas frívolas e abastadas. Contudo, cada vez mais, a moda toma caminhos que levam ao consumo consciente, à responsabilidade social e, acima de tudo, à inclusão social. A marca Milena Fernandes nasce em tempos de consciência e inclusão, em tempos de compartilhar valores positivos e de cultivar a alma por meio de seu propósito. O objetivo do presente artigo é descrever o processo, a criação e o desenvolvimento de uma marca de moda com propósito, bem como, sua primeira coleção, direcionada a todas as mulheres, mas que oferece alternativas para aquelas que lutam contra o câncer, que perderam o cabelo e/ou realizaram mastectomia radical. A metodologia utilizada para este estudo foi a qualitativa exploratória (Gil, 2010) e os instrumentos foram: pesquisa bibliográfica (Stumpf, 2015), pesquisa de internet (Yamaoka, 2015) e estudo de caso (Duarte, 2015). Já para a criação da marca, utilizamos a metodologia de construção de marcas mutantes (Kreutz, 2012). Como resultados, podemos afirmar que a moda é muito mais do que a exploração estético-mercadológica; ou seja, ela deve fazer sentido para as pessoas; por isso, os designers de moda devem repensar o seu papel na sociedade e atuar em prol dela.

Keywords : marca; moda; branding; propósito; inclusão.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )