SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número28Identidade Visual Logic. Contributo para a gestão da reputação no sector do outsourcing logístico índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Convergências - Revista de Investigação e Ensino das Artes

versão impressa ISSN 2184-0180versão On-line ISSN 1646-9054

Resumo

MANAIA, João Pedro Martins de Almeida. A Fotografia no Portugal Oitocentista: Carlos e Margarida Relvas. Revista Convergências [online]. 2021, vol.14, n.28, pp.165-172.  Epub 30-Nov-2021. ISSN 2184-0180.  https://doi.org/10.53681/c1514225187514391s.28.101.

O presente artigo trata da fotografia oitocentista em Portugal, focando-se na figura ímpar de Carlos Relvas. Este artigo é iniciado com breves considerações sobre a história da fotografia, realçando as figuras de Joseph Nicéphore Niépce, Louis Jacques Mandé Daguerre, William Henry Fox Talbot e George Eastman, os inventores da fotografia, passando pelo enquadramento da introdução da fotografia na cultura portuguesa oitocentista. Carlos Augusto de Mascarenhas Relvas e Campos desempenhou um papel tutelar na fotografia portuguesa a partir da década de 1870, foi no seu tempo, o fotógrafo português mais bem-sucedido, pelas suas ligações a várias figuras da cena científica ligadas à prática fotográfica, pelo ao seu atelier, pela introdução do processo da fototipia em Portugal, mas sobretudo pela sua participação em exposições nacionais e internacionais que trouxeram o reconhecimento da fotografia portuguesa.

Palavras-chave : Fotografia; Carlos Relvas; Atelier fotográfico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )