Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Acessos
Links relacionados
- Similares em SciELO
Compartilhar
Convergências - Revista de Investigação e Ensino das Artes
versão impressa ISSN 2184-0180versão On-line ISSN 1646-9054
Resumo
BERTOLOTTI, Elisa e SERBANESCU, Anca. ‘1 Pergunta 10 Respostas’. Um exercício para examinar métodos de criação de histórias de não-ficção e processos de interpretação. Revista Convergências [online]. 2022, vol.15, n.29, pp.21-40. Epub 31-Maio-2022. ISSN 2184-0180. https://doi.org/10.53681/c1514225187514391s.29.84.
“1 pergunta 10 respostas" é um exercício didáctico, concebido para investigar a noção de interpretação na concepção da comunicação, e para reflectir sobre questões que surgem na criação de narrativas de não-ficção. Em particular, esta investigação analisa a relação entre o entrevistador e o entrevistado, bem como os dispositivos poéticos de recolha, tabulação e repetição na narração de histórias.
Os exercícios discutidos neste projecto foram aplicados em vários contextos educativos: inicialmente a partir de 2017-2019 no módulo de Tipografia do BA em Design na Universidade da Madeira (Madeira, Portugal), e posteriormente em Fevereiro de 2021 durante um workshop intensivo com alunos de MA em Comunicação na Escola de Design do Politécnico de Milão (Milão, Itália).
O exercício consistiu em colocar uma pergunta a dez pessoas e recolher as suas respostas narrativas, antes de explorar a forma como estas poderiam ser interpretadas como textos e traduzidas em artefactos. Os resultados produzidos pelos estudantes da Universidade da Madeira foram pequenos livros, enquanto os estudantes do Politecnico di Milano inventaram sistemas de comunicação dentro de vários tipos diferentes de meios de comunicação.
Este artigo discute "as regras do jogo" aplicadas durante os exercícios, descreve o processo de aprendizagem, e analisa vários trabalhos realizados pelos estudantes, reflectindo sobre o delicado equilíbrio que existe entre um trabalho de interpretação e os processos de diálogo e de escuta activa.
Palavras-chave : Tipografia; Design de Comunicação; Educação em Design; Não-ficção; Audição; Interpretação.