SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue29Fostering a Creativity Culture: how culture can foster creativity in design students across a semesterA perspective on 21st design challenges facing the urgency of solutions for global sustainability. The emerging of an education and design profession alignment about core principles author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Convergências - Revista de Investigação e Ensino das Artes

Print version ISSN 2184-0180On-line version ISSN 1646-9054

Abstract

GENTIL-HOMEM, Pedro. Entropia do Sistema: reflexões sobre o ensino do design na era da pós-verdade. Revista Convergências [online]. 2022, vol.15, n.29, pp.97-104.  Epub May 31, 2022. ISSN 2184-0180.  https://doi.org/10.53681/c1514225187514391s.29.118.

Perante uma leitura contextual da sociedade contemporânea e dos seus acontecimentos estruturantes, o ensino do design necessita de contributos reflexivos e especulativos (consequentemente livres), que se adequem ao “novo mundo do real”. A situação compele-nos ousar a transgressão e apelar ao papel da reflexão pura, ao ascendente conceptual para a construção de um novo quadro pedagógico do ensino do design. Um que permita obter resultados não imediatos (muito menos imediatistas), ou seja, de um modo consolidado, sustentado e numa atitude realmente crítica à la longue. Pensar, pensar, pensar para fazer.

Apelamos ao ensaio e comprovação de novas estratégias pedagógicas para o ensino do design que recuperem a investigação pura, não engajada com “os mercados”, nem com a espuma do tempo, cada vez mais voláteis, desenvolvendo valências holísticas para a formação do novo “Hermeneuta do Design”.

Keywords : Hermenêutica do Design; Ensino do Design; Crítica do Design; Didáctica do Design; Pós-verdade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )